Prefeitura abre 442 oportunidades

A Prefeitura Municipal de Eunápolis, sul baiano, divulgou edital de abertura para concurso público com objetivo de preencher 442 postos de trabalho em diversos setores e níveis de escolaridade.

Redação   Publicado em 01/03/2011, às 11h37

A Prefeitura Municipal de Eunápolis, sul baiano, divulgou edital de abertura para concurso público com objetivo de preencher 442 postos de trabalho em diversos setores e níveis de escolaridade. O vencimento oferecido é de até R$ 1.232.

As vagas para o ensino fundamental completo são: agente administrativo, digitador e inspetor sanitário com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria ‘A’ e curso básico de informática. Os cargos de auxiliar de serviços gerais, gari, cozinheira e coveiro exigem apenas que o candidato seja alfabetizado.

Quem possui o ensino médio poderá se inscrever nas funções de eletricista, encanador, laçador, pedreiro, motorista com CNH na categoria ‘C’, guarda municipal, auxiliar administrativo e auxiliar de secretaria. Haverá vagas para o ensino profissionalizante em técnico ambiental, agrícola, enfermagem e fiscal ambiental.

Para os profissionais de ensino superior são: engenheiro civil, arquiteto, arquivista, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, nutricionista, veterinário, psicólogo, assistente social, bioquímico, farmacêutico, biólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicopedagogo. Será exigido registro profissional no órgão ou conselho responsável da área.

Os professores com licenciatura plena poderão se inscrever nas disciplinas de ciências, educação artística, educação física, geografia, história, inglês, português e matemática. Quem possui o magistério poderá concorrer ao cargo de auxiliar de desenvolvimento infantil.

A jornada de trabalho varia de 20h à 40h semanais e os salários entre R$ 545 à R$ 1.232, conforme a função.

Serão reservadas 5% do total de vagas para pessoas com deficiência.

Prova

Com data marcada para o dia 8 de maio às 8h, a prova terá 40 questões e duração de quatro horas. Os professores terão avaliação de títulos e os candidatos nos cargos de gari e guarda municipal farão teste de aptidão física.

O local será divulgado até o dia 18 de março no endereço eletrônico: (www.alphaconcursos.com.br).

Inscrições abertas

Os interessados poderão efetuar sua participação desde hoje, 1° de março até as 23h59 do dia 18 de março, por meio do site (www.alphaconcursos.com.br). Quem não possui acesso a rede poderá realizar sua inscrição, pessoalmente, no mesmo período, na SAM- Serviço de Atendimento Municipal, situada na rua Floriano Peixoto, n° 265, sala 7, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h à 12h e das 14h as 17h30.

A taxa de participação varia de acordo com o nível de escolaridade entre R$ 30 e R$ 80.

Douglas Terenciano

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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.