318 oportunidades temporárias na cidade de Iguaí/BA

5% das vagas são para pessoas com deficiência. Salários variam entre R$ 678 e R$ 1,5 mil, em jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Há vagas efetivas e de cadastro reserva

George Corrêa   Publicado em 09/09/2013, às 12h53

A Prefeitura Municipal de Iguaí (BA), na região de Vitória da Conquista a 497 km de Salvador, promove processo seletivo para ocupar 318 colocações temporárias em carreiras de todos os níveis de escolaridade.

5% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência. São oferecidos salários que variam entre R$ 678 e R$ 1.500, em jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Há vagas efetivas (210) e de cadastro reserva (108).

Candidatos alfabetizados optam pelas carreiras de auxiliar de limpeza; merendeira; porteiro; manutenção de parque infantil; ajudante de pedreiro; armador de ferragem; carregador de entulho; calceteiro; ajudante de pintor; marceneiro; ajudante de patrol; ajudante de trator; ajudante de mecânico; auxiliar de serviços gerais; coveiro; auxiliar administrativo; gari; pedreiro; e vigia.

Para que tem o fundamental, as inscrições são de pedreiro, pintor, operador de motoniveladora ou de retroescavadeira, motorista categoria “D” e motorista. No nível médio são de auxiliar administrativo ou de secretaria; orientador social; facilitador de esportes, dança, cultura, teatro, balé, capoeira, artes/artesanato, esportes, canto, percussão ou violão; digitador; operador de TV; recepcionista; professor; atendente de consultório; e técnica de enfermagem.

A única opção para quem tem formação de nível superior é para a função de fisioterapeuta.

O prazo de inscrições segue em vigor até o dia 11 de setembro, mediante acesso ao site www.solucao.gov.br. Para tanto, o interessado paga taxas, com valores de R$ 25, R$ 40 e R$ 50, de acordo com a escolaridade.

Todos serão avaliados por prova objetiva, no dia 29 de setembro, com questões de língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos específicos.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.