Para concorrer, interessado deve ter menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2013; possuir ensino superior em medicina; ser registrado no conselho de classe; entre outros requisitos
Redação Publicado em 14/08/2012, às 11h30
Estão abertas as inscrições do concurso para ingresso no Corpo de Saúde da Marinha. Ao todo, serão preenchidas 54 vagas de médico nas seguintes especialidades: anestesiologia (1), cancerologia (1), cardiologia (1), cirurgia – cardíaca (1), geral (3), torácica (1) e vascular (1), clínica médica (7), dermatologia (1), endocrinologia/metabologia (1), geriatria (2), ginecologia e obstetrícia (3), infectologia (1), medicina intensiva (1), medicina nuclear (2), nefrologia (1), neurocirurgia (1), neurologia (3), oftalmologia (2), ortopedia e traumatologia (2), otorrinolaringologia (2), patologia clínica (2), pediatria (1), pneumologia (1), psiquiatria (6), radiologia (2), radioterapia (1), reumatologia (2) e urologia (1).
Para concorrer, o interessado deve ter menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2013; possuir ensino superior em medicina; ser registrado no conselho de classe; entre outros requisitos.
O candidato aprovado e classificado na seleção inicial fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
As inscrições serão aceitas até o dia 8 de setembro pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. O valor da taxa de participação é de R$ 45 e poderá ser pago até o dia 11 de setembro.
A seleção terá as etapas de prova escrita de conhecimentos profissionais; redação; inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e prova de títulos; além do curso de formação.
A avaliação escrita e a redação acontecem das 10h15 às 14h15, em data e locais a serem informados a partir de 20 de setembro.
Mais detalhes podem ser conferidos no edital em anexo.
Renan Abbade/SP
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.