Aprovados vão atuar no corpo auxiliar de praças da Marinha, ocupando cargos relativos às áreas de administração, hidrografia, informática, saúde e manutenção dos meios existentes
George Corrêa Publicado em 23/08/2013, às 14h46
A Diretoria de Ensino da Marinha abre inscrições, nesta sexta-feira (23), para concurso que irá ocupar 698 vagas de cabo de nível médio/técnico, em 27 áreas de atuação. Os aprovados vão atuar no corpo auxiliar de praças da Marinha, ocupando cargos relativos às áreas de administração, hidrografia, informática, saúde e manutenção dos meios existentes, inerentes à carreira militar.
No momento da inscrição, podem ser escolhidas as especialidades de administração (149); administração hospitalar (3); contabilidade (20); desenho de arquitetura (3); desenho mecânico (1); edificações (1); eletrônica (20); eletrotécnica (60); enfermagem (129); estatística (10); estruturas navais (19); geodésia e cartografia (10); gráfica (13); higiene dental (2); marcenaria (6); mecânica (40); metalurgia (40); meteorologia (18); motores (15); nutrição e dietética (2); patologia clínica (2); processamento de dados (38); prótese dentária (2); química (35); radiologia médica (5); secretariado (50); e telecomunicações (5).
Confira as titulações aceitas em cada especialidade no edital anexo ao lado.
Inscrições e provas
Para efetivar a participação, o interessado deve ter formação técnica na área de interesse e pagar taxa de inscrição de R$ 20. São efetivadas pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou pessoalmente nas sedes das organizações militares (confira edital), até o dia 23 de setembro.
A seleção inicial contará com prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais; prova de redação; e eventos complementares, englobando inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação documentos e verificação de dados biográficos.
A data e horário de aplicação da prova escrita serão divulgados no dia 14 de outubro, na internet ou pessoalmente nos postos de inscrição. Ela acontece nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP, Manaus/AM e Santos/SP.
Após efetivação em todas as etapas do processo de seleção, o candidato ingressa no curso de formação, com duração de até 17 semanas. Durante este período, incorpora o grau hierárquico de grumete, passando ao posto de cabo no fim do curso. A formação começa no dia 1º de agosto de 2014.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.