Marinha Mercante tem concurso para formar 386 oficiais

Serão 238 vagas para o CIAGA, no Rio de Janeiro, e 148 no CIABA, em Belém. Oportunidades são para formação de oficiais de máquinas e náuticos e são voltadas somente aos que concluíram o nível médio

Redação   Publicado em 16/07/2012, às 15h08

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo promovido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) para completar 386 vagas de oficiais nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

Os cursos são ministrados em regime de internato, nos centros de instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que conta com 238 vagas, e Almirante Braz de Aguiar (CIABA), com 148, localizados nos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA), respectivamente. Designado pela DPC, o CIAGA também foi incumbido de coordenar e executar o processo de seleção.

O candidato poderá optar pelos cursos de oficiais de máquinas e de oficiais de náutica, constituídos de dois períodos. O primeiro é acadêmico, com seis semestres letivos e permissão de saídas aos fins de semana, feriados e férias escolares. Já no segundo, o oficial realiza estágio embarcado, com duração mínima de seis (máquinas) e doze (náutico) meses.

Os cursos são gratuitos, mas os alunos contam com remuneração mensal durante o período acadêmico; auxílio financeiro durante o estágio; alimentação e alojamento; assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa; e uniformes. Durante os cursos, os alunos ficam impedidos de se casar ou ter filhos, com o risco de ter a matrícula cancelada, caso surjam estes imprevistos.

Após o término do curso, o aluno será declarado 2º oficial de máquinas ou náutica da Marinha e 2º tenente da reserva da Marinha, assim como diplomado bacharel em Ciências Náuticas, reconhecido como graduação de nível superior. Mais detalhes podem ser encontrados no endereço www.ciaga.mar.mil.br.

Inscrições e requisitos

As inscrições são aceitas somente via internet até o dia 29 de julho, mediante taxa de R$ 50, no endereço www.ciaga.mar.mil.br. Para participar, o interessado deverá ter entre 17 e 23 anos; ser solteiro e não ter filhos; não estar grávida (mulheres); ter formação de nível médio, entre outros.

Etapas da seleção

Os candidatos que optarem por realizar a prova de conhecimentos em alguma das cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, concorrerão somente aos postos oferecidos pelo CIAGA. Já aqueles que fizerem as avaliações no Nordeste e no Norte, concorrerão ao CIABA. Confira a lista de municípios no edital anexo ao lado.

Além do exame (que será aplicado nos dias 1 e 2 de setembro, com questões de português, inglês, matemática, física e redação), o processo seletivo terá etapas de reunião de instruções; avaliação psicológica; seleção psicofísica; teste de suficiência física; e período de adaptação e verificação de documentos; todas eliminatórias.

George Corrêa

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.