Inscrições abertas a 1.160 vagas de soldado da PM/SP

Vagas para unidades da PM por todo o Estado. Candidato deve ter o nível médio, entre 18 e 30 anos de idade, altura mínima, CNH e estar quite com as obrigações civis, eleitorais e militares

Redação   Publicado em 02/05/2012, às 10h04

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (2), as inscrições para o concurso da Polícia Militar de São Paulo (PM/SP), voltado ao preenchimento de 1.160 vagas na função de soldado PM de 2ª classe.

Os salários iniciais previstos são de R$ 2.242,38.

As participações devem ser garantidas no site da Fundação Vunesp, em www.vunesp.com.br, até às 16h do dia 23 de maio. A taxa é de R$ 50.

Vagas

As vagas são para unidades da PM espalhadas por todo o Estado. Para participar, o candidato deve ter o nível médio concluído, ter entre 18 e 30 anos de idade, carteira de habilitação de, no mínimo, categoria "B" e estar quite com as obrigações civis, eleitorais e militares (no caso dos homens). A altura mínima exigida é de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Ao ingressar na corporação, o novo soldado permanece em período de estágio probatório, com duração de dois anos, enquanto realiza o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

Pela primeira vez, a corporação seleciona candidatos masculinos e femininos em um mesmo processo seletivo, habilitados conforme a posição de classificação.

Processo de seleção

O processo seletivo para ingresso no cargo de soldado da PM será composto por seis etapas.

A primeira (parte I) é de prova escrita objetiva, com questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais (história, geografia e atualidades). A avaliação acontece em 24 de junho, às 14h. A segunda parte da prova escrita inclui uma redação.

As demais etapas são a prova de condicionamento físico, exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e exame de documentos e títulos, todas de caráter eliminatório.

As provas escritas serão aplicadas na capital e nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

George Corrêa

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.