Concurso abre 120 vagas para guarda civil municipal

Interessados que possuam nível médio de escolaridade poderão participar do concurso. Inscrições começam na próxima segunda (14), com taxa de R$ 45

Redação   Publicado em 09/03/2011, às 10h49

A Prefeitura Municipal de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, abriu concurso público para preenchimento de 120 vagas de guarda civil municipal, para nível médio. Serão 80 vagas para o sexo masculino e 40 para o feminino.

A remuneração inicial oferecida é de R$ 930,08, com carga horária de 40h e poderá chegar a R$ 1.550,13, com gratificação por exposição a riscos de vida de R$ 279,02, se o candidato for aprovado no período de capacitação de até 12 meses.

Os quesitos que os concorrentes devem preencher são: possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C, ou superior, para as mulheres, ter estatura mínima de 1,60m e para os homens, 1,65.

As inscrições começam dia 14 de março (segunda-feira) e vão até dia 31 do mesmo mês, pelo site www.ibamsp-concursos.org.br.

O candidato que não possuir acesso à internet, poderá ir até o posto de atendimento do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), situado na biblioteca municipal Monteiro Lobato, na rua João Gonçalves, nº 439, centro – Guarulhos/SP, das 9h do dia 31 de março até às 16h do dia seguinte. O Programa Acessa São Paulo também disponibilizará o uso para cadastro de diversas unidades espalhadas pela cidade.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 45.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 15 de maio, na cidade de Guarulhos, com horário e local definidos a partir do dia 29 de abril, pelo site da organizadora (citado acima), ou pelo da prefeitura (www.guarulhos.sp.gov.br).

A avaliação será dividida em questões de língua portuguesa, matemática, atualidade e conhecimentos específicos. Além desta, o participante terá que ser aprovado em mais cinco etapas: teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame toxicológico, pesquisa social e no curso de formação de capacitação.

Confira mais informações sobre o concurso, no edital anexado ao lado.

Da Redação/SP

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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.