Prefeitura abre inscrições para 58 vagas

A Prefeitura de Hortolândia oferece vagas com salários que variam de R$ 844,15 a R$ 3.488,26. Inscrições até as 23h59 de 25 de fevereiro.

Redação   Publicado em 07/02/2011, às 09h24

A Prefeitura de Hortolândia, na região de Campinas (SP), abre nesta segunda-feira (7) o período de inscrições para o concurso que irá preencher 58 vagas em vários cargos, com salários que variam de R$ 844,15 a R$ 3.488,26.

Quem tem curso superior pode concorrer a agente cultural (1), analista de sistemas (3), analista de trânsito e transporte (2), biólogo (1), contador (1), economista (1), educador social (1), jornalista (1), médico psiquiatra (2), pedagogo (2), professor de educação artística (3), professor de música (3) e relações públicas (1).

Aqueles que possuem o ensino médio/técnico têm chances de agente de gestão nas especialidades de assistente administrativo (10), técnico em contabilidade (1) e técnico em segurança do trabalho (1); agente de infraestrutura nas áreas de técnico em meio ambiente (1), agente de fiscalização (6), assistente de sinalização semafórica (1) e técnico de trânsito e transportes (1).

Já para os que têm o ensino fundamental as vagas para agente de infraestrutura nas funções de operador de máquinas pesadas (2), serralheiro (2) e zelador (10) além de agente de trânsito na especialidade de oficial de manutenção e sinalização viária (1).

Como se inscrever

O prazo de inscrições vai de 7 a 25 de fevereiro, até as 23h59, pelo site www.rboconcursos.com.br. Para confirmar participação é preciso pagar as taxas, que têm valores entre R$ 25 e R$ 60, dependendo da função.

Candidatos que comprovarem situação de baixa renda podem solicitar isenção de taxa entre 7 e 11 de fevereiro, mediante requerimento próprio, de acordo com as instruções do item 3 do edital.

Todos os inscritos farão prova objetiva, com 40 questões, marcada para o dia 10 de abril, em locais e horários que serão informados a partir de 30 de março.

Também haverá exame prático para agente de infraestrutura – operador de máquinas e avaliação de títulos para os cargos de nível superior.

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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.