Teodoro Sampaio/SP: três editais com 42 oportunidades

Colocações de todos os níveis de escolaridade, com salários até R$ 8,4 mil. Do total de vagas, 5% serão reservadas a candidatos com deficiência

George Corrêa   Publicado em 13/08/2013, às 09h23

A Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, na região de Presidente Prudente a 660 km de São Paulo, lança três editais de concurso e processo seletivo que, juntos, oferecem 42 colocações de todos os níveis de escolaridade. Do total de vagas, 5% serão reservadas a candidatos com deficiência.

O primeiro documento traz sete vagas para bombeiro civil municipal, cargo que exige formação de nível médio e conta com salários de R$ 1.016,97.

Já o segundo abre 18 colocações. Para os candidatos alfabetizados, as inscrições são para motorista (3). No nível fundamental, são postos de assistente contábil (1); auxiliar administrativo (4); fiscal urbano (1); e técnico em farmácia (1). Por fim, as de nível superior são de engenheiro civil (1); fisioterapeuta (1); médico (5), em três especialidades; e psicólogo (1). Os vencimentos vão de R$ 1.079,28 a R$ 8.436,06.

O último edital traz oportunidades de nível fundamental, nas funções de agente comunitário de saúde (11+CR) e agente de controle de vetor (3); e de nível superior, para dentista ESF (3), com salários de R$ 835,04 e R$ 2.028,31.

Inscrições e provas

As inscrições são aceitas até 25 de agosto pelo site www.consesp.com.br. Será necessário o pagamento de taxas de R$ 15 a R$ 27. No caso do terceiro edital, as inscrições terminam no dia 18 deste mês.

A aplicação da prova objetiva será no dia 29 de setembro e abordará conhecimentos em língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, conhecimentos básicos de informática e conhecimentos específicos, dependendo do cargo. Também haverá avaliação de títulos e prova prática, para algumas funções.

Para os candidatos inscritos no processo seletivo, descrito no terceiro edital, as provas objetivas estão agendadas para 1º de setembro.

Para os bombeiros, a avaliação englobará, além da prova objetiva, provas de condicionamento físico geral, provas de habilidade específica, avaliação psicológica, exames de saúde, investigação social e curso de formação técnico-profissional.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.