O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA) divulgou edital de abertura para concurso público com objetivo de preenchimento de 149 vagas para serviços notariais e de registros.
Redação Publicado em 04/03/2011, às 14h30
O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA) divulgou edital de abertura para concurso público com objetivo de preenchimento de 149 vagas para serviços notariais e de registros.
Os cartorários não têm remuneração fixa, já que não exercem um cargo ou função pública, e sim um serviço público delegado do Poder Judiciário a particulares, que arcam com os encargos necessários.
As vagas deste concurso também estão divididas entre aquelas que serão preenchidas por ingresso, destinadas a qualquer interessado que tenha concluído o nível superior em direito ou tenha exercido durante dez anos funções cartorárias; ou por remoção, que são apenas para os titulares com dois anos de atividades em delegações do Estado do Maranhão.
Para ingresso são 100 chances e para remoção elas somam 49. Portadores de deficiência têm direito a reserva de 5% do total das vagas oferecidas, ou seja, 8 oportunidades.
Etapas
Com data marcada para o dia 22 de maio e inicio às 8h, a prova objetiva terá 100 questões divididas nos temas de direito nas especialidades: constitucional, administrativo, tributário, notarial e registral, civil, comercial, processual civil, penal e judiciário. A duração da prova será de quatro horas
Os aprovados terão segunda fase com prova discursiva, prova oral e avaliação de títulos.
O local de prova será publicado junto com a confirmação das inscrições no Diário da Justiça do Estado do Maranhão até o dia 20 de abril.
Inscrições
As inscrições on-line estão abertas desde hoje, dia 4 de março, e vão até o dia 8 de abril, por meio dos sites: (www.cartorio.tjma.ieses.org) ou (www.tjma.jus.br). A taxa de participação é de R$ 150.
Douglas Terenciano
Veja também:
São José da Bela Vista/SP: prefeitura abre 43 oportunidades de até R$ 6,4 mil
CREA/RN: terminam hoje as inscrições para 121 oportunidades