Prefeitura inicia inscrições para professores

Vagas são para Educação Artística, Matemática e Orientador Educacional. Salário é de R$ 1.055,97, com jornada de 20 horas semanais

Redação   Publicado em 23/05/2011, às 15h53

A Secretaria de Educação da cidade de Uberlândia - localizada no Triângulo Mineiro, a 556 km de Belo Horizonte - está com inscrições abertas para interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que visa preencher três vagas para professor de Educação Artística, Matemática e Orientador Educacional. O salário é de R$ 1.055,97, com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Os candidatos devem fazer sua inscrição via internet, até as 17h do dia 1º de junho. O site é o www.uberlandia.mg.gov.br, onde o interessado irá clicar no link correspondente ao cargo desejado e preencher a ficha eletrônica. Os nomes de todas as pessoas  inscritas serão divulgados no dia 3 de junho, para conferência.

O processo seletivo será feito por meio da aplicação de uma prova objetiva, com questões de língua portuguesa (interpretação de texto) e conhecimento específico sobre a área pretendida. Caso seja aprovado, o candidato deverá apresentar o certificado de conclusão do curso de licenciatura, para poder exercer o cargo.

Os selecionados serão convocados de acordo com a ordem classificatória. Em casos de empate, será priorizado o candidato com idade mais avançada. O resultado do processo seletivo será divulgado no Diário Oficial do Município.

George Corrêa

Veja também:

Jacinto/MG: Inscrições abertas para concurso com 140 vagas

Marinha: Provas do quadro técnico serão aplicadas em dois dias

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.