Prefeitura de Zé Doca/MA abre 767 vagas até R$ 3 mil

São carreiras de níveis fundamental, médio e superior, que contam com jornadas entre 20 e 40 horas semanais

Redação   Publicado em 11/12/2012, às 14h43

O município maranhense de Zé Doca, localizado na região de Pindaré, oeste do Estado a 256 km de São Luís, promove concurso para preencher 767 vagas em carreiras de níveis fundamental, médio e superior. São oferecidos salários de R$ 622 a R$ 3.000, para jornadas entre 20 e 40 horas semanais.

Para garantir a participação, o interessado deve acessar o site www.institutoludus.com.br, e pagar taxas que variam de R$ 25 a R$ 60. O prazo para garantir a inscrição segue até a próxima segunda-feira (17).

Candidatos que não terminaram o fundamental se inscrevem para auxiliar de serviços gerais (120); coveiro (4); encanador (3); gari (60); e vigia (65). Já quem possui o fundamental completo concorrem a agente administrativo (62); agente comunitário de saúde (40); agente de endemias (10); guarda municipal (30); mecânico de máquinas pesadas (3); motorista categoria “D” (10); e operador de máquinas pesadas (3).

Para o nível médio/técnico, há opções de professor de 1ª a 4ª série (170); professor de educação infantil (30); e técnico de enfermagem (20), agrícola (5), em alimentos (2), em eletricidade (3) e em higiene bucal (10).

Já os que possuem formação superior optam entre advogado (2); analista de sistema (3); assistente social (2); coordenador de ensino (6); enfermeiro - PSF (20); engenheiro civil (1); farmacêutico bioquímico (2); fisioterapeuta (4); fonoaudiólogo (2); gestor hospitalar (3); odontólogo (10); nutricionista (2); terapeuta ocupacional (2); veterinário (1); psicólogo (2); psicopedagogo (3); supervisor (8); ; tecnólogo em alimentos (2); e professor, para quem tem licenciatura, nas disciplinas de educação física (2), geografia (10), história (10), língua portuguesa (10) e matemática (10).

Processo seletivo

As provas objetivas serão realizadas no dia 27 de janeiro de 2013 e terão questões sobre língua portuguesa, matemática básica e elementar, fundamentos da educação, atualidades, informática básica e conhecimentos locais e específicos.

Também haverá prova de títulos (experiência, capacitação, especialização, mestrado e doutorado) ao cargo de professor e teste de aptidão física aos guardas municipais.


Atualizado às 11h20 do dia 17/12/2012

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.