Prefeitura está com inscrições para 241 oportunidades

Vagas são para ensino fundamental, médio e superior, com salários que chegam a R$ 2,9 mil

Redação   Publicado em 24/05/2011, às 12h23

A Prefeitura Municipal de Igarapé (MG), localizada a 48 km da capital Belo Horizonte, já está com as inscrições abertas para interessados em participar de concurso público que visa preencher 241 oportunidades para vários setores e níveis de escolaridade. Os vencimentos são de até R$ 2,9 mil.

As vagas para ensino fundamental são: agente escolar creche, auxiliar de biblioteca, auxiliar de secretaria escolar, servente escolar e auxiliar de consultório dentário. Para o ensino médio será aberto o posto de secretario escolar e quem possui curso profissionalizante e registro profissional poderá se candidatar nos cargos de técnico em laboratório, auxiliar de enfermagem e técnico em raio-x.

Para o ensino superior são: bibliotecário, especialista em educação (pedagogia), bioquímico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médio cirurgião, cardiologista, clinico geral, ginecologista, neurologista, pediatra, psiquiatra, radiologista, ultrassonografista, veterinário, nutricionista, odontólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. Será exigido registro profissional no órgão ou conselho responsável da área.

Haverá vagas para professores com licenciatura plena em educação física e ensino fundamental. A função de professor de educação básica exige magistério.

A jornada de trabalho será de 12 à 44 horas semanais e os salários variam entre R$ 235,51 (para enfermeiro em escala de 12 por 36 horas) e R$ 2.943,89. Serão reservadas 5% das oportunidades para pessoas com deficiência.

A prova objetiva será realizada no dia 3 de julho em locais e horários a serem divulgados no site: www.magnusconcursos.com.br, a partir do dia 30 de junho.

As inscrições on-line seguem até o dia 3 de junho no site: www.magnusconcursos.com.br. Quem não tiver acesso a internet pode se inscrever pessoalmente, no mesmo período, na sede da Prefeitura de Igarapé, situada na av. Governador Valadares, n° 325, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

A taxa de inscrição varia conforme o nível de escolaridade entre R$ 20 e R$ 50.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.