Câmara conta com 57 oportunidades

Ofertas são para todos os níveis de escolaridade; salários estão na faixa de R$ 833,13 a R$ 2.614,73 para jornadas de trabalho de 30 horas semanais

Redação   Publicado em 19/03/2012, às 11h44

A Câmara Municipal de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, recebe as inscrições do concurso que vai preencher 57 vagas, sendo seis reservadas aos portadores de necessidades especiais, em diversos cargos.
Candidatos com o ensino fundamental completo se inscrevem para adjunto de plenário e portaria (6) e auxiliar legislativo (8).
No nível médio, as ofertas são para técnico de documentação parlamentar (2), técnico em administração legislativa (10), agente de processamento de dados (5), assistente financeiro (4) e inspetor de segurança do legislativo (2).
Profissionais com formação superior optam entre as carreiras de consultor contábil (2), consultor jurídico (2), inspetor jurídico (2), redator (2), supervisor legislativo (4), técnico de comunicação social (1) e técnico legislativo (7).
Os salários estão na faixa de R$ 833,13 a R$ 2.614,73 para jornadas de trabalho de 30 horas semanais.
Os aprovados ainda contarão com auxílio-transporte, adicional por formação continuada, progressão funcional por tempo de serviço e estabilidade no cargo público, decorrente do período de estágio probatório, após três anos de efetivo exercício e avaliação especial de desempenho por comissão constituída para essa finalidade.
As inscrições serão recebidas até o dia 3 de abril pelo site www.domcintra.org.br. Os valores das taxas de participação são de R$ 38 (fundamental), R$ 58 (médio) e R$ 78 (superior).
A seleção terá as etapas de provas objetivas para todos os cargos e de provas discursivas para consultor jurídico, inspetor jurídico, técnico legislativo e redator.
As avaliações objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 15 de abril, em locais e horários que serão divulgados no site www.domcintra.org.br.
Mais detalhes podem ser conferidos no edital em anexo.
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.