Prefeitura abre inscrições para 70 vagas de R$ 1,8 mil

Do total de oportunidades, 14 são para contratação imediata e as demais para formar cadastro reserva. Cargos exigem ensino superior e oferecem remuneração de R$ 1.844,21

Redação   Publicado em 25/07/2011, às 09h58

A Prefeitura Municipal de Guarujá (SP) - localizada no litoral paulista, a 95 km da capital - já está com as inscrições abertas para quem deseja participar do concurso público que prevê o preenchimento 70 vagas. Do total, 14 são para contratação imediata e as demais para formação de cadastro reserva.

As oportunidades são para advogado (20) e oficial sindicante e de processo administrativo disciplinar (50). A contratação será feita nos moldes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Os cargos exigem formação de ensino superior e oferecem remuneração de R$ 1.844,21. As cargas horárias semanais são de 30 e 40 horas, respectivamente.

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 12 de agosto, somente via internet. Para garantir a participação, o interessado deverá acessar o site da administração, no endereço www.guaruja.sp.gov.br. A taxa é de R$ 50.

Quem desejar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, deve solicitar pessoalmente - no Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê), na avenida Santos Dumont, nº 420, bairro Santo Antônio, em Guarujá - até o dia 29 de julho.

Provas

As provas acontecerão na cidade de Guarujá, no dia 11 de setembro. Os horários e locais serão divulgados posteriormente pela Prefeitura, por meio do edital de convocação - que será publicado no dia 3 de setembro, no Diário Oficial do município e no site da administração.

As provas objetivas contarão com questões de conhecimentos básicos e específicos. Os candidatos ao cargo de advogado realizarão, também prova dissertativa.

A previsão é a de que a homologação do concurso aconteça no dia 11 de outubro.

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.