Abertas inscrições para 2.101 oportunidades na saúde

Vagas são para todos os níveis, com salários que chegam a R$ 1,6 mil

Redação   Publicado em 26/09/2011, às 14h17

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (26), as inscrições da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Guarujá (SP) - no litoral paulista - para o concurso público que vai completar 101 vagas, além de formar dois mil candidatos para cadastro reserva, na Secretaria de Saúde (SESAU).

São 56 colocações  para servente, com remuneração de R$ 638,12 e que exige ao candidato ser alfabetizado; e 10 para recepcionista, com ensino fundamental e salário de R$ 756,42.

No nível superior, há ofertas para enfermeiro padrão (8) e médico socorrista (27). Ambos exigem registro nos respectivos conselhos e oferecem, respectivamente, vencimentos de R$ 1.635,93 e R$ 470,82 (por plantão, mais gratificação por assiduidade, pontualidade e produtividade – GAPP - entre R$ 400 e R$ 600).

Para todas as funções também são oferecidos benefícios como o GDI, abono mensal e auxílio alimentação. As jornadas vão de 40 a 44 horas semanais, além dos regimes de plantão de 12 horas.

Inscrições

Para garantir a participação, o interessado deve acessar o site da administração municipal, no endereço eletrônico em www.guaruja.sp.gov.br. As inscrições seguem até 7 de outubro. As taxas são de R$ 20 e R$ 50, de acordo com o cargo escolhido.

Para pedir isenção no pagamento da taxa, o candidato deve comparecer no Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê), entre os dias 26 e 30 de setembro, onde preencherá o requerimento e comprovará sua condição financeira (conforme edital anexo ao lado).

O atendimento é feito das 10h às 16h. O ginásio fica na avenida Santos Dumont, nº 420, bairro Santo Antônio, em Guarujá.

Prova

A aplicação está prevista para o dia 30 de outubro, no próprio município. A avaliação será por prova objetiva, com questões de português, matemática e prova situacional (alfabetizado e fundamental); e conhecimentos específicos (nível superior).

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.