Inscrições abrem na próxima segunda-feira (3/8).
Redação Publicado em 27/07/2009, às 09h42
A Polícia Federal (PF) promove concurso de 600 vagas de agente de polícia e escrivão para os estados da Amazônia Legal e Mato Grosso Sul. O salário inicial oferecido para ambos os cargos é de R$ 7.514,33. Os interessados poderão se inscrever a partir de 3 de agosto.
A PF busca profissionais para 200 vagas de agente e 400 de escrivão. As oportunidades são para as unidades de fronteira da Amazônia Legal (compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão) e Mato Grosso do Sul.
Os candidatos para ambos os cargos devem ter nível superior completo em qualquer área de formação, carteira de habilitação do tipo “B” (carro) e idade mínima de 18 anos na data de matrícula no curso de formação.
As inscrições abrem às 10h de 3 de agosto no site da Fundação Cespe/UNB: www.cespe.unb.br e seguem até as 23h59 de 18 de agosto, segundo o horário de Brasília (DF). Será cobrada taxa de participação de R$ 110 – o pagamento da taxa será aceito até 19/8.
Isenção: 3 e 4/8
Candidatos de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para obter o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (Cad-Único) e ter renda familiar mensal de até três salários mínimos, ou renda per capita (por pessoa) inferior a meio salário mínimo mensal.
Os pedidos serão recebidos nos dias 3 e 4 agosto no site do Cespe/UnB: www.cespe.unb.br. O resultado será divulgado até o dia 10 do mesmo mês no site do Cespe.
Prova
O concurso terá duas etapas: a primeira com provas objetivas, discursivas, avaliação psicológica, exame médico e de aptidão física será realizada em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal; a segunda etapa será o curso de formação, que será ministrado apenas no Distrito Federal. Os candidatos ao cargo de escrivão serão avaliados, ainda, por meio de prova digitação. Vale destacar que todos os candidatos também serão submetidos à investigação social.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em 13 de setembro no turno da tarde. Os locais e horários da prova divulgados na data provável de 2 de setembro na internet e no Diário Oficial.
A Polícia Federal tem origem em 10 de maio de 1808, quando a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil foi criada, por D. João VI. O órgão tinha as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o decreto 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava no Rio de Janeiro, no governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), subordinado ao Ministério da Justiça e Negócio Interiores. Posteriormente, em 13 de junho de 1946, com o decreto-lei 9.353, foi atribuída competência ao DFSP, em todo território nacional, para serviços de polícia marítima, área de fronteiras e apurações de diversas infrações penais.