Prefeitura de Adamantina realizará um novo concurso público, que contará com oportunidades para 20 cargos. Edital deve ser publicado nos próximos dias
A Prefeitura de
Adamantina, no interior paulista, a 582 km da capital e próxima a Presidente Prudente, já definiu a banca organizadora do seu novo
concurso público. A seleção contará com 37 oportunidades, distribuídas por 20 cargos, com opções para quem possui níveis
fundamental,
médio e
superior. Porém, as respectivas exigências e remunerações iniciais ainda serão confirmadas, com a publicação do edital de abertura de inscrições. A empresa responsável pela aplicação das provas será a
Conscam Assessoria e Consultoria, vencedora do pregão presencial realizado em 5 de dezembro. Com isto, a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja publicado já nos próximos dias.
De qualquer forma, os cargos e respectivas vagas já estão definidos. A distribuição ocorrerá da seguinte forma: auxiliar de desenvolvimento escolar (4 vagas), auxiliar administrativo (6), auxiliar de desenvolvimento especializado (1), auxiliar de desenvolvimento infantil feminino (2), carpinteiro (1), controle interno (1), cuidador domiciliar (2), dentista (1), engenheiro ambiental (1), engenheiro civil (2), inspetor de alunos de escola pública (2), jornalista (1), médico pediatra (1), médico psiquiatra (1), motorista (4), orientador jurídico (1), orientador social (2), psicólogo (2), técnico em segurança do trabalho (1) e tratorista (1).
Carência de pessoal
É possível que, além das vagas iniciais, outras sejam preenchidas durante o prazo de validade do certame, uma vez que a prefeitura conta com carência constatada de 121 vagas para estas carreiras, sendo 11 para auxiliar de desenvolvimento escolar, 39 para auxiliar administrativo, seis para auxiliar de desenvolvimento especializado, 23 para auxiliar de desenvolvimento infantil feminino, três para carpinteiro, uma para controle interno, duas para cuidador domiciliar, duas para dentista, uma para engenheiro ambiental, duas para engenheiro civil, dez de inspetor de aluno de escola pública, uma para jornalista, uma para médico pediatra, uma para médico psiquiatra, cinco para motorista, uma para orientador jurídico, três para orientador social, quatro para psicólogo, uma para técnico em segurança do trabalho e quatro para tratorista.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.