Formação superior, idade de até 36 anos e título de especialista na área de atuação são pré-requisitos para entrar na disputa
A Aeronáutica está com inscrições abertas para 80 vagas no curso de adaptação de médicos do ano de 2014.
Serão admitidos anestesiologistas (6); médicos de anatomia patológica (1), intensivista (1) e do trabalho (2); canceriologista (1); cirurgiões cardíaco (1), de cabeça e pescoço (1), torácico (1), geral (5) e vascular-periférico (1); cardiologista (1); clínicos (19); dermatologista (1); geriatra (1); ginecologistas e obstetras (4); mastologista (1); neurocirurgião (1); oftalmologistas (2); otorrinolaringologistas (9); ortopedistas (5); pediatras (3); pneumologista (1); psiquiatras (7); radiologistas (4), e urologista (1).
As oportunidades estão nos municípios de Guaratinguetá (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santa Maria (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), São Paulo (SP), Gama (DF), Guarulhos (SP), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Pirassununga (SP), São Luís (MA), Alcântara (MA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN), Parnamirim (RN), Barbacena (MG), Santa Maria (RS), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Belo Horizonte (MG), Lagoa Santa (MG), Campo Grande (MS), São José dos Campos (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Anápolis (GO).
Para concorrer é preciso ter formação superior em medicina, título de especialista na área pretendida e não completar 36 anos até dezembro de 2014.
Candidatos que atendam aos requisitos podem se inscrever até 13 de agosto pelo site do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) ou do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (www.ciaar.com.br). A taxa é de R$ 120.
Testes - Os inscritos serão avaliados por provas escritas, inspeção de saúde (INSPSAU), exame de aptidão psicológica (EAP), teste prático-oral (PPO), avaliação do condicionamento físico (TACF) e habilitação à matrícula (análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação para a matrícula no curso), além do curso de formação.
As provas escritas estão marcadas para 22 de setembro. Nesta data, os participantes terão de responder questões de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto) e de conhecimentos especializados em tempo máximo de 4h20, contado a partir das 9h40.
Os exames serão aplicados em Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Canoas (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM), de acordo com a opção do concursando no momento da inscrição. Os locais de aplicação poderão ser consultados a partir de 11 de setembro.
Habilitados serão convocados para as etapas de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e prova prático-oral em 22 de outubro, com realização de 28 de outubro a 4 de novembro.
Também serão promovidos o teste de condicionamento físico (9 e 10 de dezembro), a habilitação à matrícula (22 de janeiro) e os estágios de matrícula e início no curso de formação (27 de janeiro).
Importante ressaltar que o TACF será realizado na cidade escolhida pelo candidato. Já a INSPSAU, o EAP e a PPO ocorrem no município do Rio de Janeiro.
Formação - O Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR) é ministrado no CIAAR, em Belo Horizonte (MG), e tem duração aproximada de 17 semanas. Neste período, os ingressos colhem instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado. Vinte dias são em regime de internato, e correspondem ao estágio probatório.
No momento da matrícula, o aluno é declarado primeiro-tenente estagiário do CAMAR. Após a conclusão do curso, o estudante recebe o grau de primeiro-tenente médico.
Segundo a lei que dispõe sobre as remunerações das Forças Armadas (Lei 12.778), a remuneração de primeiro-tenente corresponde, atualmente, a R$ 5.520.
Atualizada às 12h10 do dia 20 de setembro de 2013