Aeronáutica adia provas de concurso para AFA pela segunda vez

Exames do concurso da Aeronáutica agora serão aplicados em 25 de agosto. Estão em disputa oportunidades para admissão aos cursos de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria

Samuel Peressin   Publicado em 16/07/2024, às 12h08 - Atualizado às 12h11

Foto: Divulgação

Pela segunda vez, as provas do concurso da Aeronáutica para a Academia da Força Aérea (AFA) foram adiadas devido ao estado de calamidade pública decorrente das chuvas no Rio Grande do Sul.

Os exames ocorrerão agora em 25 de agosto, uma semana depois da data até então prevista. Inicialmente, a aplicação estava marcada para 7 de julho, mas havia sido postergada para o dia 18 do próximo mês.

Além de Porto Alegre, capital gaúcha, as provas serão realizadas em outras 15 cidades espalhadas pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul (veja a lista completa mais abaixo). 

A divulgação dos endereços dos locais de avaliação está agendada para 16 de agosto. Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a comissão organizadora do certame pelo e-mail epcar.processoseletivo@gmail.com.

+ 🌎 Veja a lista de todos os concursos abertos no Brasil

Além das provas escritas, as demais fases da seleção incluem: inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste físico. A data prevista para matrícula e início dos cursos é 12 de janeiro de 2025.

Ofertas do concurso da Aeronáutica

No total, estão em disputa 15 vagas para admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria. A AFA fica em Pirassununga, no interior de São Paulo.

As inscrições para o certame foram recebidas entre 5 e 22 de abril. Para concorrer, é necessário possuir nível médio e idade entre 17 e 22 anos (completados até 31 de dezembro de 2025).

As oportunidades para intendentes (5 vagas) e aviadores (5) são destinadas a candidatos de ambos os sexos, enquanto os postos para infantaria (5) podem ser disputados apenas por homens.

Os cursos de graduação têm duração de quatro anos e ocorrem em regime de internato. Os estudantes são matriculados como cadete e recebem aproximadamente R$ 1,5 mil, além de:

Após a formatura, os militares passam a ocupar o cargo de aspirante a oficial — os vencimentos ficam em torno de R$ 10 mil, já considerando adicionais — e podem ser designados para servir em todo o território nacional.

Cidades de aplicação das provas

Conheça mais sobre o trabalho da Aeronáutica

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da Aeronáutica

Forças Armadas Aeronáutica
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores