Alepi/PI: novo concurso continua em compasso de espera

O concurso para a área de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí vem sendo aguardado desde junho de 2014

Fernando Cezar Alves   Publicado em 27/01/2017, às 11h45

Aguardado desde 9 de junho de 2014, quando anunciado pelo presidente da casa, deputados Temístocles Filho, o primeiro concurso público da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi/PI) para a contratação de jornalistas, continua em compasso de espera. A seleção está em planejamento desde 13 de maio de 2015, quando aprovado, no plenário da casa, o indicativo de projeto de lei que cria a carreira, ID 6/2015. Porém, ainda não há data definida de quando o edital poderá ser publicado.

As oportunidades serão para a TV Assembleia, que comemora nove anos de existência em 2016. A criação dos cargos e seu respectivo concurso fazem parte de um projeto de mudanças pelas quais a TV Assembleia vem passando, com inauguração de nova sede e sinal digital.

De acordo com o projeto de lei, a quantidade de vagas será definida pela Secretaria Estadual de Administração.

De acordo com as justificativas do projeto, o principal motivo está “em assegurar a valorização do profissional de comunicação e oferecer à administração pública estadual mecanismos indispensáveis para a seleção de pessoas capacitadas para o mister de um cargo de suma importância para o gestor pública, onde se prima pela ética, preparo e conhecimento dessa profissão”.

De acordo com o presidente da Alepi, será a primeira TV legislativa com sinal aberto no Brasil. “Agora a aproximação com a sociedade é maior. O deputado tem que mostrar e dar satisfação  do seu trabalho, porque a TV está ai para mostrar tudo e o povo tem mais um canal para cobrar e acompanhar”, disse, ao anunciar o concurso.