São 182,56 candidatos por vaga. Candidatos já podem fazer a consulta aos locais e horários de aplicação das provas deste domingo (13), disponibilizadas no site do Cespe/UnB
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou a estatística do concurso que preencherá 152 ofertas de analisa e especialista. O número total de inscritos é de 27.931, o que significa uma demanda de 182,56 candidatos por vaga.
São cargos que exigem formação de nível superior em várias especialidades. Os salários iniciais são de R$ 9.623,20 e podem chegar a R$ 11.374, após avaliação de desempenho. As jornadas são de 40 horas semanais. Há colocações nas capitais Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP); sendo 11 para pessoas com deficiência.
O órgão já faz a convocação para as provas que acontecerão neste domingo (13). Para fazer a consulta aos locais e horários de aplicação das provas, basta acessar o site do Cespe/UnB.
Etapas – A primeira fase do concurso será constituída de prova objetiva e discursiva, com questões de conhecimentos básicos e específicos, também com uma redação. Os aprovados ainda realizam prova de títulos (especialização, mestrado, doutorado, aprovação em concurso e exercício da atividade profissional) e curso de formação.
Dicas de estudoElaine Ribeiro* Os concursos nos setores de petróleo e gás têm sido cada vez mais frequentes no Brasil, tais como para a Petrobras, Liquigás, Transpetro, companhias de gás em todo o Brasil, Empresa Energética, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ou seja, todos são concursos que estão sendo realizados com base na abertura e flexibilização da indústria de petróleo e gás no nosso país.
A regulação da indústria do petróleo e gás, o estudo dos biocombustíveis, têm sido temas frequentes nas provas das bancas do CESPE e da Fundação Cesgranrio.
Inclusive o tema da regulação da indústria de petróleo e gás foi tema de questão do CESPE na prova de juiz federal da 1ª Região em 2011.
Logo, o candidato que realiza as provas para a Petrobras e para concursos federais, não poderá deixar de conhecer sobre os contratos de partilha x concessão, sobre a tributação na indústria do petróleo, pois é um tema que poderá cair em provas para contador, administrador, financeiro, entre outros cargos.
Sendo assim, as questões relacionadas ao Direito do Petróleo e a Constituição Federal, os temas afetos às licitações da indústria do gás, são temas que estão na pauta dos próximos concursos.
Os temas relacionados ao dowstream e ao upstream na cadeia de petróleo e gás são temas afetos às provas de engenharia, geologia, geofísica, direito, contabilidade e administração.
* Professora, advogada e consultora jurídica, é bacharel em direito pela Uerj, pós-graduada em direito público pela Universidade Gama Filho e pós-graduanda em gestão de petróleo. Atua ainda como assessora de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, da 4ª Câmara Cível. Sabrina Machado/SP