Porto Nacional anula provas do dia 3 de junho

Avaliações serão reaplicadas no dia 29 de julho, em locais e horários a serem divulgados posteriormente; candidato que não desejar realizar nova prova poderá requerer a devolução da taxa de inscrição paga

Redação   Publicado em 19/06/2012, às 12h11

A empresa Makro Assessoria Pública Municipal, organizadora do concurso da prefeitura de Porto Nacional, no Estado do Tocantins, que vai preencher 703 vagas, sendo 54 reservadas aos deficientes físicos, em diversos cargos, divulgou comunicado informando que, “em razão de recursos interpostos por candidatos inscritos, alegando que algumas questões não seriam inéditas, a empresa, após a comprovação dos fatos, cientificou a comissão do concurso e sugeriu a invalidação e reaplicação destas provas/questões, sem custos à municipalidade e notificando os candidatos inscritos, de modo a evitar-lhes eventuais prejuízos (...) esclarece, ainda, ter constatado um erro na formatação do caderno de provas dos cargos da banda musical (1º, 2º e 3º instrumentistas), aplicadas no período matutino, com a inclusão de questões de nível médio, cujas provas foram aplicadas no período vespertino, o que ensejou a sugestão de reaplicação das mesmas.”
As provas objetivas serão reaplicadas no dia 29 de julho, em locais e horários a serem divulgados posteriormente. O candidato que não desejar realizar nova prova poderá requerer a devolução da taxa de inscrição paga, através de requerimento que será disponibilizado no site da empresa (www.makroassessoria.com.br).
Saiba maisCandidatos com ensino superior completo se inscreveram para professor (116); analista nas áreas ambiental (1), dívida ativa (1), controle interno (1), convênios (1), recursos humanos (1) e jurídica (2); arquiteto (1); assistente social (3); biomédico (1); cirurgião dentista (14); contador (1); educador físico (2); enfermeiro (14); engenheiro agrônomo (1); engenheiro ambiental (1); engenheiro civil (2); farmacêutico (1); fisioterapeuta (3); fonoaudiólogo (1); gestor público (1); médico (14); veterinário (1); nutricionista (1); pedagogo (1); psicólogo (1); e terapeuta ocupacional (1).
No nível médio, as ofertas eram para técnico nas áreas agrícola (1), agropecuária (1), contabilidade (1), edificações (1), enfermagem (30), informática (1), prótese dentária (1), radiologia (1) e saúde bucal (1); assistente administrativo (100); assistente de controle interno (1); auxiliar de saúde bucal (5); auxiliar de topografia (1); fiscal ambiental (1); fiscal da receita municipal (3); fiscal de posturas e obras (3); fiscal sanitário (2); guarda municipal (12); instrutor de informática (1); e telefonista (1).
Interessados que concluíram o ensino fundamental optaram entre as funções de agente comunitário de saúde (4), agente de combate a endemias (24), instrumentista da banda municipal (25), auxiliar administrativo (14), auxiliar de mecânico (2), auxiliar de serviços gerais (184), eletricista (2), garçom (1), mecânico (1), motorista (9), operador de máquina pesada (2), operador de usina de asfalto (1), pedreiro (3), pintor (1) e vigia (74).
As remunerações estão na faixa de R$ 622 a R$ 9.000 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais, exceto para técnico em radiologia, assistente social, farmacêutico e fisioterapeuta (30 horas).
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.