São 40.032 vagas no Poder Executivo, 12.604 no Judiciário, 2.295 no Ministério Público e 1.417 no Legislativo.
Redação Publicado em 14/03/2008, às 16h08
Depois de pouco mais de dois meses de atraso e de muitas discussões e acordos, na noite da última quarta-feira, 12, foi aprovado o Orçamento Geral da União para o ano de 2008. Com isto, a União está autorizada a contratar, ao longo deste ano, até 56.348 funcionários.
São 40.032 vagas no Poder Executivo, 12.604 no Judiciário, 2.295 no Ministério Público e 1.417 no Legislativo, mas a contratação desse montante não é obrigatória e dependerá das verbas que serão contingenciadas e, também, das necessidades de cada órgão.
Certamente, este era o pontapé inicial que faltava para que novos concursos em âmbito nacional começassem a surgir, o que, efetivamente, já aconteceu no dia seguinte à aprovação.
Na quinta-feira, dia 13, foram publicadas duas autorizações do MPOG para a abertura de dois novos concursos: o primeiro com 40 vagas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no cargo de Analista de Comércio Exterior; e o segundo de 80 vagas no Ipea, para Analista e Técnico.
Apesar de o montante de recursos dedicado à contratação de novos servidores ter sofrido uma redução – os recursos originais de R$ 1,89 bilhão foram encolhidos para R$ 948 milhões -, o valor garante a nomeação de aprovados em concursos que já aconteceram, mas elas só deverão começar a partir do próximo semestre.
Além disso, o orçamento também autoriza a criação de 32.969 cargos sendo que, muitos poderão ser preenchidos ainda neste ano, dentro deste montante de 56 mil, mas parte das vagas deverá aguardar a devida liberação de verba para alocação de funcionários no próximo orçamento.
A aprovação do orçamento promete aquecer o mercado de concursos, mas não só dele depende a liberação de muitos outros editais, como os das empresas públicas, por exemplo, que possuem autogestão e que são as mais cobiçadas por concurseiros de todo o País.
Este é o caso de instituições financeiras como Banco do Brasil, que acabou de divulgar três editais e a Caixa Econômica Federal, que está com um concurso em andamento e promete outro edital para abril.
Há, também, as empresas como Eletrobrás, Eletronorte, Chesf e Petrobras, que também podem realizar concursos.
Sem dúvida, o ano de 2008 promete ser muito promissor, por isto, vale a dica: comece a se preparar a partir de já!