Araripe/CE tem 30 vagas para guarda municipal

Para concorrer, candidato deve possuir o ensino fundamental completo; com jornada de trabalho de 40 horas semanais, o vencimento básico é de R$ 750

Renan Abbade   Publicado em 14/02/2014, às 15h12

A prefeitura municipal de Araripe (CE), localizada a cerca de 518 km da capital Fortaleza, divulgou o edital do concurso que vai preencher 30 oportunidades no cargo de guarda civil municipal.

Para concorrer, o candidato deve possuir o ensino fundamental completo. Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, o vencimento básico é de R$ 750.

As inscrições serão realizadas presencialmente, na Casa do Cidadão, localizada na praça Coronel Miguel Arrais, nº 30, centro, entre os dias 17 e 28 de fevereiro, das 8h às 14h. O valor da taxa de participação é de R$ 50. O requerimento de inscrição está disponível no site www.universidadepatativa.com.br.

A prova escrita objetiva acontecerão às 13h do dia 16 de março e terão duração máxima de três horas. Os locais serão divulgados no comprovante de inscrição, no site www.universidadepatativa.com.br e na sede da prefeitura. Haverá questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções de informática e conhecimentos específicos do cargo.

Os candidatos ainda passarão pela etapa de experiência funcional/prova de capacidade física. Os testes estão marcados para as 9h do dia 13 de abril, com duração de três horas.

Principais atribuições
Controlar e orientar os motoristas para as condições de trânsito em geral; executar atividades diurna e noturnas em vias de trânsito; aplicar as normas de trânsito em geral; promover a orientação de motoristas, ciclistas e pedestres no cumprimento das normas de trânsito; executar atividades de polícia administrativa, aplicando multas de trânsito na forma da legislação em vigor; controlar e executar atividades de fiscalização de trânsito; executar atividades de escolta de veículos de cargas superdimensionadas ou perigosas no perímetro urbano.

Sobre Prefeitura Araripe

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.