Aris/SC define banca para concurso

Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento terá edital para vagas em diversos cargos. Concurso oferecerá oportunidades imediatas e para cadastro

Fernando Cezar Alves   Publicado em 11/03/2015, às 15h14

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), em Florianópolis, Santa Catarina, definiu a organizadora para realização de seu novo concurso público. A escolhida é a Fundação Carlos Joffre (FCJA). A oferta será de seis vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal em diversos cargos, com opções para quem possui ensino médio ou nível superior. A data de publicação do edital deve ser confirmada nos próximos dias, bem como as remunerações das carreiras.

Quem possui ensino médio, poderá concorrer ao cargo de agente administrativo, que contará com oferta de duas vagas imediatas, além de formar cadastro de pessoal.

Para nível superior, as opções serão para engenheiro sanitarista (duas vagas e cadastro), contador (apenas cadastro), analista de fiscalização e regulação na área de engenharia sanitária ou correlata (uma vaga e cadastro), analista de fiscalização e regulação na área de ciências econômicas ou correlata (uma vaga e cadastro) e analista de fiscalização e regulação em biologia (apenas cadastro).

Para todas as opções, a jornada será de 40 horas semanais.

A empresa abrange os municípios de Águas de Chapecó, Alto Bela Vista, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Iraceminha, Jardinópolis, Mondai, Monte Carlos, Pinhalzinho e Turvo, sendo responsável na atuação e fiscalização de todas as atividades de saneamento básico.

Para todos os cargos, a prova contará com 25 questões de conhecimentos básicos e 35 de conhecimentos específicos.

As contratações serão feitas de acordo com o regime da consolidação das leis do trabalho (CLT).

Sobre Prefeitura de Florianópolis

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.