O candidato pode encontrar a resposta mobilizando outros conceitos disponíveis ao longo da realização da prova ou mesmo refletindo sobre a solução do problema a partir de outros conceitos que tenha
Rogério Neiva Inicialmente, é preciso entender que, em tese, existem dois tipos de questões: o conceitual-conteudista e o operatório. No primeiro (conceitual-conteudista), é exigida a identificação de conceitos e informações por parte do candidato e, no segundo modelo (operatório), exige-se a solução de problemas a partir da mobilização de conceitos apropriados.
Assim, considerando esses possíveis formatos, surgem as seguintes possibilidades de cenários:
1 – o candidato teve contato com o conteúdo-objeto da questão (estudou):
1-A – o candidato consegue recuperar o conteúdo solicitado (lembra-se da informação relevante para solucionar a questão);
1-B – o candidato não consegue recuperar o conteúdo solicitado: não se lembra da informação;
2 – o candidato não teve contato com o conteúdo-objeto da questão (não estudou).
Daí podemos ter, como uma primeira possibilidade de estratégia, a consideração de critérios que, independentemente da matéria considerada, seriam recomendados adotar a seguinte sequência de resolução:
1º – questões puramente conceituais-conteudistas, em relação às quais se dispõe da informação (o candidato se recorda);
2º – questões operatórias que o candidato tem a disponibilidade da informação;
3º – questões operatórias que o candidato não tem a disponibilidade do conceito: no caso, o candidato pode encontrar a resposta mobilizando outros conceitos disponíveis ao longo da realização da prova ou mesmo refletindo sobre a solução do problema a partir de outros conceitos que tenha intelectualmente disponíveis;
4º – questões conceituais que o candidato não tem a disponibilidade da informação. Neste caso, por uma questão de lógica associativa da memória, ao longo da prova o conceito não disponível pode ser resgatado.
Esse procedimento pode ser adotado de maneira geral, no sentido de seguir toda a prova conforme essa sequência, ou para as questões de cada matéria, estabelecendo uma sequência anterior de matérias a serem resolvidas. Ou seja, nesse segundo caso, o candidato elege, estrategicamente, uma sequência de matérias a resolver, para, no âmbito de cada matéria, seguir a primeira sequência proposta.
Caso o candidato estabeleça uma sequência de matérias, os seguintes critérios podem ser adotados:
– importância (considerando a pontuação máxima): começa pelas que podem proporcionar maior pontuação;
– número mínimo de questões: começa pelas que exigem maior número de questões mínimas a serem acertadas (o que é determinado pela nota mínima, conforme os parâmetros do edital);
– número total de questões: começa pelas matérias com maior número de questões;
– afinidade ou domínio: começa pelas matérias que contam com maior ou menor afinidade e domínio, o que se desdobra em duas possíveis estratégias:
• opção de risco: começa pelas de maior domínio e afinidade. Ao partir para as de menor domínio está, em tese, cognitivamente mais cansado;
• opção de cautela/contenção de energia: começa pelas de menor domínio e afinidade. Teoricamente, quando estiver cognitivamente mais disposto estará fazendo as questões com maior potencial de dificuldade.
Para que se possa avaliar a sequência de matérias, as planilhas abaixo permitem visualização conforme os seguintes critérios:
– número total de questões;
– número mínimo de questões a serem acertadas;
– possível nota máxima a ser obtida por matéria.
Vale lembrar que haverá três provas objetivas de cada concurso, sendo que cada planilha representa uma prova.
CONCURSO PARA AUDITOR
Matérias | Nº de questões | Pesos | Nota mínima | Nº mínimo de acertos | Nota máx. |
Língua Portuguesa | 20 | 2 | 16 | 8 | 40 |
Raciocínio Lógico-Quantitativo | 20 | 2 | 16 | 8 | 40 |
Direito: Civil, Penal e Comercial | 20 | 1 | 8 | 8 | 20 |
Espanhol ou Inglês | 10 | 1 | 4 | 4 | 10 |
Administração Geral e Pública | 10 | 1 | 4 | 4 | 10 |
Matérias | Nº de questões | Pesos | Nota mínima | Nº mínimo de acertos | Nota máxima |
Direito Tributário | 30 | 2 | 24 | 12 | 60 |
Direito Constitucional | 10 | 2 | 8 | 4 | 20 |
Direito Administrativo | 10 | 2 | 8 | 4 | 20 |
Auditoria | 10 | 2 | 8 | 4 | 20 |
Matérias | Nº de questões | Pesos | Nota mínima | Nº mínimo de acertos | Nota máx. |
Contabilidade Geral e Avançada | 30 | 2 | 24 | 12 | 60 |
Legislação Tributária | 15 | 2 | 12 | 6 | 30 |
Comércio Internacional e Legislação Aduaneira | 15 | 2 | 12 | 6 | 30 |
CONCURSO PARA ANALISTAMatérias | Nº de questões | Pesos | Nota mínima | Nº mínimo de acertos | Nota máx. |
Língua Portuguesa | 20 | 2 | 16 | 8 | 40 |
Raciocínio Lógico-Quantitativo | 20 | 2 | 16 | 8 | 40 |
Direito: Civil, Penal e Comercial | 20 | 1 | 8 | 8 | 20 |
Espanhol ou Inglês | 10 | 1 | 4 | 4 | 10 |
Administração Geral e Pública | 10 | 1 | 4 | 4 | 10 |
Matérias | Nº de questões | Pesos | Nota mínima | Nº mínimo de acertos | Nota máx. |
Direito Tributário | 30 | 2 | 24 | 12 | 60 |
Direito Constitucional | 10 | 2 | 8 | 4 | 20 |
Direito Administrativo | 10 | 2 | 8 | 4 | 20 |
Auditoria | 10 | 2 | 8 | 4 | 20 |
Matérias | Nº de questões | Pesos | Nota mínima | Nº mínimo de acertos | Nota máx. |
Contabilidade Geral e Avançada | 30 | 2 | 24 | 12 | 60 |
Legislação Tributária | 15 | 2 | 12 | 6 | 30 |
Comércio Internacional e Legislação Aduaneira | 15 | 2 | 12 | 6 | 30 |
Boa decisão, boa estratégia e boa prova!
Rogério Neiva é professor convidado do Complexo Educacional Damásio de Jesus