As oportunidades, que antes eram 217, aumentaram para 235.
Redação Publicado em 16/10/2008, às 15h35
A Marinha divulgou uma retificação de edital que aumenta o número de vagas do Processo Seletivo de Admissão ao Colégio Naval 2008. As oportunidades, que antes eram 217, passaram a ser 235.
As provas objetivas já foram aplicadas e o gabarito está divulgado. Consulte aqui as respostas corretas das 50 questões cobradas no exame.
Concurso
O Colégio Naval é um estabelecimento de ensino da Marinha, cuja sede fica em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.
Puderam se inscrever candidatos solteiros e do sexo masculino; que tenham mais de 15 anos idade e menos de 18 no dia do início do curso, previsto para 3 de fevereiro de 2009 (nascidos entre 4 de fevereiro de 1991 e 2 de fevereiro de 1994).
Para candidatar-se foi preciso, ainda, ter concluído o 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental ou estar em fase de conclusão deste grau de escolaridade; quando menor de idade, ter autorização do responsável legal para incorporação na Marinha.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.