Prefeito de Recife/PE autoriza concurso com 43 vagas

Do total de oportunidades, 30 serão para a carreira de analista de controle interno e 13 para auditor do tesouro municipal

Camila Diodato   Publicado em 17/03/2014, às 16h41

No Estado do Pernambuco, o prefeito da cidade de Recife, Geraldo Júlio de Mello Filho, autorizou a realização de novo concurso público com 43 oportunidades, sendo 30 para o cargo de analista de controle interno e 13 para auditor do tesouro municipal.
As vagas para analista serão para o quadro permanente de pessoal da Controladoria Geral do Município e as de auditor se destinarão para o grupo de pessoal fazendário da Secretaria de Finança. Ambas as funções exigem diploma de graduação.
De acordo com a assessoria de imprensa, as seleções estão em processo de definição de organizadora. Porém, os editais deverão sair até junho, já que a portaria publicada no Diário Oficial do Recife deu um prazo de até 90 dias para que o documento com a abertura das inscrições seja divulgado.
Os interessados podem consultar a portaria anexada ao lado ou entrar no site do Diário Oficial da Prefeitura do Recife (http://www.recife.pe.gov.br/diariooficial).

Sobre Prefeitura do Recife

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.