Bebedouro/SP abre 20 ofertas para coletor de lixo

Aprovados receberão salário de R$ 703,72, além de benefícios previstos por lei. Inscrições podem ser realizadas até 7 de junho

Sabrina Machado   Publicado em 28/05/2013, às 12h58

Para preencher 20 vagas no cargo de coletor de lixo, a Prefeitura de Bebedouro (SP) abriu inscrições para processo seletivo. Podem participar da seleção candidatos alfabetizados. Os aprovados cumprirão jornada de 220 horas mensais e receberão vencimento de R$ 703,72, além de benefícios previstos por lei. Haverá reserva de vagas para candidatos negros e deficientes.  
Como participar – As inscrições devem ser realizadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, situado à rua Prudente de Moraes, 700, Centro, das 12h às 16h, até o dia 7 de junho.
A prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro – IMESB, situado na Rua Nélson Domingos Madeira, 300, Jardim Eldorado, no dia 15 de junho, das 8h às 12h. Serão 20 questões ao todo: 10 de português e 10 de matemática,
Atribuições – Cabe ao servidor deste cargo realizar os serviços de coleta de lixo domiciliar acompanhando o equipamento coletor (caminhão de lixo), obedecendo aos roteiros, horários e escalas previamente estabelecidas pelo órgão competente; usar equipamentos, luvas, botas, aventais e outros, destinados à proteção individual; colocar lixo em caminhões apropriados e descarregá-lo nos lugares para tal destinado; obedecer às normas de segurança do trabalho;e executar outras tarefas correlatas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.