Último dia de inscrições para 1.500 vagas de agente

Ofertas são destinadas a profissionais alfabetizados

Redação   Publicado em 10/01/2012, às 11h04

A Prefeitura de Belém, capital do Estado do Pará, finaliza nesta terça-feira (10) o período de inscrições para as 1.500 vagas de agente de serviços urbanos que disponibiliza. 
Para se candidatar à função, é necessário ser alfabetizado e ter experiência comprovada de um ano no cargo. O vencimento mensal consiste em R$ 545, acrescidos dos benefícios previstos em lei (vale-transporte, auxílio-alimentação, etc). 
Entre as principais atribuições do cargo, destacam-se execução de serviços de limpeza e conservação de ruas, praças, jardins, monumentos e feiras; coleta de lixo; limpeza em sanitários públicos e execução de atividades correlatas. 
Só é possível se candidatar pela internet, no site www.cetapnet.com.br. 
A taxa de participação, no valor de R$ 40, pode ser paga em qualquer agência bancária. 
A avaliação objetiva de múltipla escolha está prevista para ser realizada no dia 29 de janeiro.

Reinaldo Matheus Glioche/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.