Belém/PA prepara concurso para 2.800 vagas

O novo concurso da prefeitura deverá contar com oportunidades em todos os níveis de escolaridade, para as administrações direta e indireta

Fernando Cezar Alves   Publicado em 27/06/2016, às 12h25

A Prefeitura de Belém, no Pará, realizará, no decorrer do segundo semestre deste ano, um grande concurso público para o preenchimento de nada menos do que 2.800 vagas.  De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o edital de licitação para escolha da banca organizadora deve ser publicado já no decorrer da próxima semana. A secretária municipal de administração, Alice Coelho Teixeira, adianta que o concurso deverá ser “para diversos cargos, tanto na administração direta quanto indireta do município”.

Embora a relação completa de cargos, com respectivos salários e exigências, ainda não tenha sido divulgada,  a secretária adianta que somente para a administração direta estão previstas 1.300 vagas, sendo 600 para cargos com exigência de ensino médio e 700 para nível superior, com opções em diversas áreas, incluindo administração, assistente social, enfermeiro e médico. A seleção também deverá contar com oportunidades com exigência de ensino fundamental. Além disso deverá ser realizado concurso para mil vagas de agentes, na área de saúde.

Já na administração indireta, as oportunidades serão para os órgãos de previdência, tecnologia da informação e desenvolvimento metropolitano.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, declarou que mesmo com a crise econômica pela qual passa o país, a prefeitura tem trabalhado no sentido de gerar empregos. “ A prefeitura está abrindo uma série de espaços novos, como escolas, unidades de saúde e áreas de assistência. Para isto, é necessário realizar concurso público”, diz.

Área de saúde

Além do concurso para as áreas gerais, a prefeitura deve preencher aproximadamente mil vagas para os cargos de agente de combate a endemias e agente comunitário de saúde. Neste caso, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o edital de licitação para escolha da banca organizadora deve ser publicado posteriormente. Porém, ainda em julho.    

Ensino Fundamental

Para quem possui ensino fundamental, o concurso deverá contar com pelo menos 50 vagas, que serão destinadas para o cargo de auxiliar de administração.

Ensino médio

No caso de ensino médio deverão ser  oferecidas pelo menos 600 vagas, sendo 400 já confirmadas, somente para o cargo de técnico de enfermagem.

Nível superior

Para nível superior estão confirmadas pelo menos 700 oportunidades na administração direta, com ênfase na área de saúde, incluindo cargos de enfermeiro, médico, farmacêutico e odontólogo. Na área de educação deverão ser oferecidas 500 vagas para professores e 100 para técnico pedagógico.

Administração Indireta

De acordo com a assessoria de imprensa, para a administração indireta serão oferecidas oportunidades junto ao Instituto de Previdência e Assistência (Ipamb), Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem) e Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), com aproximadamente 200 oportunidades.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.