Boa Viagem/CE: MP determina realização de concurso

De acordo com as determinações do Ministério Público, a realização do certame deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2015

Fernando Cezar Alves   Publicado em 18/12/2014, às 11h33

O Ministério Público do Estado  do Ceará (MP/CE) firmou um termo de ajuste de conduta (TAC) com a prefeitura de Boa Viagem, em 28 de novembro, no qual a administração municipal se compromete a realizar concurso público para contratação de servidores dentro de um período de até 120 dias, ou seja, ainda no primeiro semestre de 2015.

O titular da segunda promotoria de justiça de Boa Viagem, Alexandre Paschoal Konstantinou, explica que, desde 2013, a prefeitura vinha mantendo contratos temporários, sem contratação de pessoal efetivo. De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do MP/CE, foi constatado que muitos destes cargos eram de natureza efetiva, sem os requisitos de excepcionalidade e temporariedade exigidos pelo artigo 37 da Constituição para contrações por tempo determinado.    

De acordo com o TAC, a prefeitura somente poderá contratar servidores por tempo determinado nas hipóteses de situação extraordinária imprevisível estabelecida por lei, por um prazo de até, no máximo, seis meses. Além disso, a prefeitura se compromete a desligar e substituir os terceirizados por efetivos dentro de um limite de 60 dias após a conclusão do concurso.

Sobre Prefeitura Boa Viagem

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.