Boa Vista do Ramos/AM realizará novo concurso

A seleção foi confirmada no último dia 17 de agosto pelo prefeito Amintas Júnior, durante reunião com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho

Fernando Cezar Alves   Publicado em 02/09/2016, às 12h33

A Prefeitura de Boa Vista do Ramos, no Amazonas, deve realizar novo concurso público. A confirmação foi feita no último dia 17 de agosto, durante visita do prefeito Amintas Júnior Lopes Pinheiro ao Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11ª). Na ocasião, o prefeito se reuniu com a presidente do tribunal, desembargadora, Maria das Graças Alecrim Marinho para tratar sobre precatórios do município.

Na ocasião, o prefeito afirmou que vem realizando medidas para que possa propiciar a realização do novo certame, cuja realização já foi determinada pelo TRT do Amazonas.

Ainda de acordo com ele, a seleção deverá ocorrer assim que divulgado um parecer da Câmara Municipal, que ainda deve aprovar a lei orgânica do município. Com isto, a administração poderá verificar parâmetros necessários para dar início à elaboração do edital de abertura de inscrições. Somente então também poderão ser definidos pontos importantes, como a oferta de vagas e distribuição pelos respectivos cargos.

Além do prefeito e da presidente do TRT, também estiveram presentes na reunião, a juíza e gestora em precatórios do tribunal, Edna Maria Fernandes Barbosa; a procurador do MPT 11, Safira Cristina Freire Gomes; a procuradora do município de Boa Vista do Ramos, Lilian Antônia Ferreira de Aquino; e o chefe da seção de precatórios do TRT 11, Francisco Wandemberg Pinto.

Sobre Prefeitura Boa Vista do Ramos

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.