TCE/RR determina realização de concurso em Boa Vista

Decisão do Tribunal de Contas do Estado determina um prazo de 180 dias para realização de novo concurso em Boa Vista, capital de Roraima

Fernando   Publicado em 17/06/2015, às 14h31

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE/RR) aprovou, no último dia 11 de junho, em sessão ordinária, o voto da relatora Cilene Salomão em processo de auditoria de conformidade realizada na Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas de Boa Vista (SMAG), referente a forma de ingresso dos profissionais da saúde no serviço público municipal. A decisão foi que, em decorrência da constatação de irregularidades na contratação de pessoal no município, a prefeitura realize concurso público para contratação de servidores na área durante um prazo de 180 dias, a partir da data de publicação do acordo.

A equipe técnica do TCE/RR constatou, em 2014, a contratação temporária de 164 profissionais na área da saúde para o exercício de atividades permanentes, o que não se encontra na excepcionalidade do artigo 37 da constituição, uma vez que se refere a atribuições da atividade fim da administração.

Prepare-se para o concurso do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE/RR)

Videoaulas para o Tribunal de Contas do Estado de RoraimaSimulados para o Tribunal de Contas do Estado de Roraima

Na ocasião, foram apresentadas justificativas, alegando que o município realizou concurso para estes cargos em 2012, mas que não houve interessados. De acordo com a relatora, o desinteresse surgiu do fato da remuneração oferecida no concurso estar aquém dos valores praticados nos demais estados.

Os responsáveis apresentaram termos de ajustamento de conduta firmados entre o município, o Ministério Público do Estado e o Ministério Público de Contas, permitindo as contratações temporárias. Porém, de acordo com a relatora, tais acordos não autorizam contratações precárias sucessivas e duradouras como vem acontecendo há 15 anos.

Na decisão, o TCE/RR determinou um prazo de 90 dias para que os responsáveis encaminhem os resultados das providências tomadas para sanear as irregularidades. Em caso de descumprimento, serão multados, individualmente, no valor diário de R$ 1.429,20, até que ocorra a implementação das providências.       

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.