As chances são para a função de guarda-vidas, que requer nível fundamental completo e paga R$ 1,2 mil. A lotação ocorrerá em 16 cidades
Patricia Lavezzo Publicado em 26/10/2018, às 10h23
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo encerrará no dia 28 de outubro as inscrições do processo seletivo simplificado que preencherá 600 vagas temporárias na função de guarda-vidas, de ambos os sexos. A lotação ocorrerá nas praias do litoral paulista e nas praias de águas interiores de rios e represas com acesso público do Estado.
Para disputar uma das vagas o candidato deverá possuir diploma de conclusão de curso de ensino fundamental. O salário inicial oferecido é de R$ 1.290,66, além dos benefícios de vale-transporte e vale-refeição.
De acordo com o edital, a vigência do contrato será de, no máximo, cinco meses. A assinatura do contrato dos aprovados ocorrerá no dia 5 de novembro, com início de trabalho no dia seguinte.
Ofertas estão distribuídas entre as cidades de Ilha Comprida (36 vagas), Guarujá (50), Iguape (14), Bertioga (58), Peruíbe (40), São Sebastião (30), Itanhaém (50), Ilha Bela (12), Mongaguá (60), Caraguatatuba (20), Praia Grande (100), Ubatuba (50), São Vicente (20), São Paulo - Guarapiranga (36), Santos (10) e São Bernardo do Campo - Billings (14).
Entre as atribuições do cargo, estão: proteção de banhistas; salvamento simples de um banhista em risco na água; suporte básico da vida; atividades de prevenção passiva; limpeza e conservação das dependências de seu local de trabalho e de seus materiais de serviço.
As inscrições devem ser realizadas através do site www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br, ou presenciais, no horário das 9h às 18h nas unidades do Corpo de Bombeiros constantes no edital, que está anexado à notícia. Não serão cobradas taxas de participação.
O processo seletivo dos Bombeiros/SP contará com análise de documentação; apresentação de atestado médico; prova prática de habilidades técnicas; e investigação social.
A prova prática será aplicada no dia 30 de outubro, com início às 10h, nos endereços indicados no ato da inscrição. Ela será constituída das seguintes modalidades: correr/andar um percurso de 1.000 metros, no tempo máximo de oito minutos; e nadar 200 metros em piscina, no tempo máximo de seis minutos.
Os candidatos aprovados na seletiva deverão realizar o estágio de treinamento durante três semanas, com atividades diárias de segunda a sexta-feira, além do estágio operacional aos finais de semana.
Realizar as medidas necessárias à proteção de banhistas, que consiste em identificar os riscos de afogamento em uma praia, ou represa, sob a supervisão de um bombeiro militar, sinalizando estes riscos, orientando os banhistas sobre os riscos existentes nas praias ou represas e alertando os banhistas que estejam em risco iminente. Realizar salvamento simples de um banhista, adentrando na água com os equipamentos adequados, nadando, atendendo à vítima de afogamento e retirando-a da água até um local seguro, sem riscos para o executante. Prestar suporte básico da vida à vítima de afogamento ou de outros incidentes em sua área de atuação, bem como atender outras emergências pré-hospitalares como auxiliar de um bombeiro militar. Prestar auxílio a um bombeiro militar em atividades de prevenção na da faixa de areia, na distribuição de material de educação pública, pulseirinhas para identificação de crianças, cartazes entre outros meios de alertar o banhista sob os riscos de afogamento. Promover a limpeza e conservação das dependências de seu local de trabalho e de seus materiais de serviço. Responsabilizar-se civilmente por prejuízos que causar ao Corpo de Bombeiros, por dolo, imprudência, imperícia ou negligência no desempenho de suas atividades, aplicando-se as disposições das legislações vigentes, independentemente da responsabilidade penal. Sujeitar-se aos mesmos deveres, proibições e responsabilidades previstos na Lei 10.261, de 28/10/1968.