Brumado: concurso depende de contrato com organizadora

Após a assinatura do contrato serão definidos os cargos, o número de vagas e a data para lançamento do edital

Camila Diodato   Publicado em 30/09/2014, às 14h42

Distante 537 km da capital baiana, a Prefeitura de Brumado ainda pretende realizar um concurso público com diversas oportunidades. Os preparativos do certame dependem da assinatura do contrato com a banca organizadora, que será a S&R Concursos e Pesquisas Ltda.

Assim que o contrato for assinado, serão definidos os cargos e o número de vagas que constarão no processo seletivo. O que se sabe até agora é que haverá vagas com exigência de níveis fundamental, médio e superior.

Inicialmente, espera-se que o edital fosse publicado até setembro, mas como não foi finalizada a contratação da S&R, o certame segue sem previsão para o seu lançamento.

Concurso de 2013 - A prefeitura abriu 380 postos de todos os níveis escolares e com remuneração até R$ 10.000. O processo seletivo foi organizado pela Alpha Empreendimentos e Serviços.

Para nível fundamental, o órgão disponibilizou chances nas profissões de auxiliar de serviços gerais e porteiro.

Candidatos com ensino médio atenderam ao requisito dos empregos de auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem, motorista, condutor de ambulância, condutor de motocicleta, instrumentador cirúrgico, rádio operador, técnico de enfermagem, técnico em patologia e técnico em radiologia.

Quem tem formação superior teve a chance de pleitear as colocações de assistente social, bioquímico ou biomédico, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo, pedagogo e fisioterapeuta.

Todos os inscritos passaram por avaliações objetivas com perguntas de múltipla escolha.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.