Brusque/SC oferece 15 vagas de técnico em enfermagem

São cinco oportunidades imediatas e dez de cadastro reserva. Interessados podem se inscrever até o dia 15 de fevereiro

Redação   Publicado em 06/02/2013, às 11h16

A Prefeitura de Brusque, em Santa Catarina, está com inscrições abertas para processo seletivo que visa preencher 15 vagas (5 + 10CR) na carreira de técnico em enfermagem. A contratação é em caráter temporário a fim de atender necessidade de excepcional interesse público, para atuação na Secretaria Municipal da Saúde. 
Para participar da seleção os candidatos devem possuir ensino médio completo, curso técnico de enfermagem e registro no órgão fiscalizador do exercício profissional. O vencimento oferecido é de R$ 1.627,06 para jornada de 40 horas semanais. 
Como se inscrever – As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Prefeitura Municipal de Brusque, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, em dias úteis até 15 de fevereiro. 
O processo seletivo é constituído de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para 17 de fevereiro, das 9h às 12h. A avaliação será aplicada nas dependências da Unifebe (Centro Universitário de Brusque), localizada na rua Dorval Luz, 123, Santa Terezinha.
Atribuições – Dentre as funções do técnico em enfermagem, estão: lavar, acondicionar e esterilizar material, segundo técnicas adequadas; administrar sangue e plasma, controlar pressão venosa; monitorar e aplicar respiradores artificiais; prestar cuidados de conforto, movimentação ativa e passiva e de higiene pessoal dos pacientes; efetuar testes de sensibilidade, aplicando substâncias alérgicas e fazendo leituras das reações, para obter subsídios aos diagnósticos; fazer curativos, imunizações, imobilizações especiais e ministrar medicamentos e tratamentos de emergência, entre outras. 

Sabrina Machado/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.