Bujari/AC assina termo para a realização de concurso

Decisão foi do Ministério Público do Acre, no sentido de moralizar a forma de contratação de servidores por parte do município

Fernando Cezar Alves   Publicado em 26/08/2016, às 15h19

A Prefeitura de Bujari, no Acre, deve realizar novo concurso em breve. O motivo é um termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado entre a administração municipal e o Ministério Público do Estado (MP/AC) em 7 de maio, que exige que a prefeitura seja mais transparente no processo de realização de concursos públicos, evitando seleções somente para formar cadastro reserva de pessoal, sem divulgação da oferta de vagas. De acordo  com  a determinação do MP/AC, o edital deve ser publicado até fevereiro de 2017.

A prefeitura se comprometeu a  realizar seleções somente para cargos regularmente previstos no plano de cargos e carreiras do município, bem como para todas as carreiras da Secretaria Municipal de Saúde, exceto para as funções de médico, dentista, auxiliar de consultório dentário, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e psicólogos.

Na ocasião, o prefeito Antônio Raimundo de Brito se comprometeu a dar maior publicidade na abertura do concurso, com maiores prazos entre a data de inscrições e aplicação de provas, bem como impedir que membros da comissão tenham parentesco com candidatos.

Em caso de descumprimento do termo de conduta, o prefeito e o secretário municipal de saúde, Raimundo Celso de Souza deverão pagar multa correspondente a R$ 500 diários, a ser  pagos pelo prefeito; e R$ 1.000 diários, a ser pagos pela prefeitura.

Sobre Prefeitura Bujari

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.