Cabo Frio/RJ inicia preparativos para abrir concurso

Deverão ser abertas oportunidades para candidatos de diversos níveis escolares. O edital está previsto para sair entre janeiro e fevereiro de 2015

Camila Diodato   Publicado em 08/09/2014, às 16h05

Situada na microrregião de Lagos, no Rio de Janeiro, a Secretaria de Administração de Cabo Frio começou a fazer um levantamento para verificar a necessidade de pessoal de todos os setores da prefeitura para realizar um concurso público.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que, como o levantamento ainda não foi concluído, não foi definido o número de vagas e nem os cargos que constarão no processo seletivo.

O responsável pelo setor de comunicação também disse que, em breve, o órgão fará a licitação para contratar a empresa organizadora. Estima-se que o edital seja publicado entre janeiro e fevereiro de 2015.

Seleção anterior –
Em 2009, a prefeitura promoveu um concurso com 2.061 oportunidades com exigência de ensinos fundamental, médio e superior. As inscrições foram aceitas pelo site da organizadora, que era a Conesul.

Para nível fundamental, havia chances nas carreiras de agente de postura (50), auxiliar de serviços gerais (550), coveiro (15), guarda municipal (160) e motorista (75).

Candidatos com ensino médio concorreram aos postos de agente administrativo (220), auxiliar de classe (35), auxiliar de consultório dentário (20), fiscal de obras (30), fiscal de postura (5), fiscal de transporte (2), fiscal fazendário (14), fiscal fundiário (5), fiscal sanitário (4), gestor ambiental (1), inspetor de alunos (22), professor de 1ª a 5ª série ensino fundamental (75), professor educação infantil (75), secretário escolar (45) e técnico de enfermagem (351).

Diploma de graduação habilitou a participação nos empregos de enfermeiro (25), engenheiro ambiental (1), engenheiro civil (1), fisioterapeuta (15), clínico geral (20), pediatra (20), odontólogo (20) e professor nas seguintes áreas: ciências (18), educação artística (10), educação física (10), geografia (29), história (20), inglês (10), inspetor escolar (2), matemática (25), orientador educacional (35), português (15) e supervisor escolar (28).

O processo seletivo constou de prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha para todos os concorrentes; análise de títulos para professores; e teste de aptidão física para guarda municipal.


APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI

Sobre Prefeitura Cabo Frio

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.