Prefeitura busca servidores para cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade. Além de funções imediatas, há formação de cadastro reserva de pessoal
Vinicius Martins Publicado em 10/09/2014, às 13h50
Localizado na região oeste do Estado de São Paulo, a cerca de 559 km da capital, a Prefeitura Municipal de Caiabu lança, em dois editais, concurso para preencher 15 oportunidades imediatas e, também, formar cadastro reserva (CR).
Diversas funções - O primeiro edital reúne postos para diferentes níveis escolares. Mulheres alfabetizadas podem trabalhar como servente (1).
Pessoas com ensino fundamental incompleto competem pelas carreiras de gari (CR) e operador de máquinas (1), que requer, também, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias "D" e "E".
Já o cargo de agente de IEC (1) exige o nível fundamental completo.
Os ofícios de secretário de escola (1) e escriturário (CR) são ofertados para aqueles que finalizaram o nível médio. Segundo o documento, o emprego de secretário de escola é para atuar no distrito de Iubatinga.
As profissões de educador físico (1), farmacêutico (1), procurador jurídico (1), professor de creche (CR) e professor de educação infantil (1) são para candidatos com ensino superior completo.
Os salários variam de 734,02 a 2.887,32.
Mais vagas - O segundo documento reúne oportunidades para servente (1), serviços gerais (1) e zelador (1), que exigem o nível alfabetizado.
Há, ainda, postos para auxiliar de serço da educação (1), motorista (1) e operador de máquina (CR), que requer o ensino fundamental incompleto.
Candidatos com ensino superior competem pelas carreiras de assistente social (CR), educador social (1) e médico (1).
Os salários variam de R$ 2.169,48 a R$ 9.681,01.
Saiba mais - As inscrições ocorrem até o dia 16 de setembro pelo endereço eletrônico www.cmmconcursos.com.br. As taxas custam de R$ 35 a R$ 65.
As provas objetivas ocorrerão no dia 28 de setembro. Os exames terão questões sobre português, matemática, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais.
Candidatos aos empregos de professor passarão, ainda, por avaliação de títulos.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.