Próximo passo será a sanção do prefeito, que deve ocorrer em breve. O primeiro concurso da Guarda terá 150 oportunidades para a carreira de nível médio e está previsto para ser lançado em novembro
Camila Diodato Publicado em 05/09/2014, às 14h03
No Estado do Mato Grosso, a Câmara de Cuiabá aprovou, na última terça-feira (2), a criação da Guarda Municipal. Além disso, foi autorizou a abertura de 200 vagas para guardas destinadas ao novo órgão. Agora, a lei complementar precisa ser sancionada pelo prefeito Mauro Mendes.
De acordo com informações do site da prefeitura, a inauguração da instituição será importante para a segurança da cidade. “Decidimos criar a Guarda Municipal mediante a necessidade da população em ter maior segurança na capital. Queremos colaborar efetivamente neste aspecto e sabemos que a criação desta guarda vai contribuir para a redução da criminalidade na nossa cidade”, comentou o prefeito.
As 200 oportunidades para o posto de guarda municipal serão preenchidas por meio de concurso público. Segundo o major Noelson Carlos, da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública, a primeira seleção terá 150 ofertas e o edital está previsto para ser lançado em novembro.
O emprego de guarda requer ensino médio completo, idade entre 18 e 35 anos e altura mínima de 1,57m para mulheres e 1,67m para homens. Após a conclusão do curso de formação, o salário inicial será de R$ 1.600, fora a gratificação por desempenho de até 30%. As jornadas de trabalho serão de 40 horas semanais.
A seleção consistirá nas seguintes etapas: provas objetivas e redação; aptidão física, testes psicológicos, investigação social e exames odontológicos; e curso de formação com duração de seis meses. Estima-se que as avaliações sejam aplicadas na segunda quinzena de janeiro de 2015 e que o curso de formação comece em março.
Assim que o prefeito aprovar a lei, a prefeitura dará início ao processo licitatório para a contratação da empresa organizadora do certame.