Câmara irá analisar veto sobre reajuste de servidores

Segundo informações do poder executivo, a suspensão do reajuste dos foi uma medida negociada para ter um socorro financeiro a estados e municípios

Redação   Publicado em 20/08/2020, às 10h43

Andréa Rêgo Barros/Prefeitura de Recife

Nesta quinta-feira (20), os deputados irão se reunir, às 15 horas, para analisar vetos presidenciais rejeitados pelo Senado ontem (19). Entre eles, trecho de veto que reintroduz, na Lei Complementar 173/20, a possibilidade de reajuste salarial para servidores civis e militares de estados e municípios que atuem diretamente no combate à pandemia do novo coronavírus e também para integrantes das Forças Armadas.

Os senadores rejeitaram esse veto por 42 votos a 30. Como obteve mais do que o mínimo necessário no Senado (41 votos), o veto poderá ser derrubado pelo Congresso se obtiver apoio de, pelo menos, 257 deputados.

A suspensão de reajustes até 2021 foi exigida pelo Poder Executivo em troca do socorro financeiro de R$ 125 bilhões aos entes federativos em razão da pandemia. 

"Esse veto trata de reajustes durante a pandemia, envolve militares e algumas categorias, está havendo negociação para discutirmos mesmo que não tenha acordo", disse o deputado Coronel Armando (PSL-SC).

Líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) salientou que o impacto financeiro da derrubada do veto poderá prejudicar outras ações de combate ao coronavírus. "Talvez estejamos impossibilitando a população do Brasil inteiro de receber a possível sexta parcela do auxílio emergencial", afirmou.

*reprodução Agência Câmara de Notícias

Leia também

Guedes afirma que Senado deu "péssimo sinal” ao derrubar veto a reajustes dos servidores
Governo consultará 600 mil servidores federais para pesquisa
Servidores públicos tem três vezes mais pessoas trabalhando em home office do que trabalhadores da iniciativa privada
Servidor com covid-19 poderá pedir carência no pagamento do consignado
STF confirma que jornada e salários de servidores não podem ser cortados