Câmara de Limeira/SP aprova criação de 597 vagas

O cargo de agente requer ensino fundamental completo e residência na área de atuação. No último processo seletivo, a remuneração era de R$ 939,29

Camila Diodato   Publicado em 12/03/2014, às 12h04

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na última segunda-feira (10), a criação de 597 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde. Atualmente, a cidade conta com 103 profissionais atuando na função, mas com a aprovação do projeto o número subirá para 700.
De acordo com informações obtidas junto à secretaria de saúde da cidade, o órgão lançará, ao longo deste ano, editais de concurso público para preencher essas oportunidades.
A colocação de agente comunitário de saúde requer ensino fundamental completo e residência na área da comunidade em que o aprovado for atuar.
Concurso anterior
Organizado pelo Instituto Mais, o último processo seletivo que apresentou chances para a carreira aconteceu em 2012 e contou com quatro ofertas. Na época, a remuneração era de R$ 939,29 para jornadas de 40 horas semanais.
Todos os inscritos passaram por prova objetiva com questões de língua portuguesa (8), matemática (7), conhecimentos gerais/atualidade (5) e conhecimentos específicos (10).

Sobre Prefeitura de Limeira

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.