Concurso com 373 vagas em Ubatuba/SP está cancelado

Entre os motivos, estão maior número de vagas do que o necessário, impacto na previsão orçamentária e irregularidades encontradas no edital

Redação   Publicado em 13/02/2013, às 10h37

Está definitivamente cancelado o concurso, lançado ainda em 2012, que previa a ocupação de 373 vagas na Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Com vagas para todos os níveis de escolaridade, a seleção já havia sido suspensa uma vez.

De acordo com a administração, entre os motivos do cancelamento - acompanhado pelo Ministério Público do Trabalho de São José dos Campos - estão o grande número de vagas, com mais postos do que o necessário; o impacto na previsão orçamentária; e irregularidades encontradas no edital do concurso.

Por conta da decisão, todos os candidatos serão ressarcidos com os valores pagos na taxa de inscrição. A devolução será feita por meio do Banco do Brasil, a partir da próxima segunda-feira (18). Detalhes podem ser consultados no site da Fundação Vunesp, em www.vunesp.com.br, ou no documento anexo ao lado.

A atual administração ressalta que ainda há a intenção de se realizar novo processo seletivo ao longo de 2013, de acordo com “as reais necessidades” do município.

373 vagas

A seleção contava com 373 colocações, nos cargos de agente administrativo (88), agente de controle de endemias (8), ajudante geral (10), analista de sistema (2), arquiteto (3), assistente social (6), auxiliar de consultório dentário (7), auxiliar de serviços gerais (111), contador (3), eletricista (4), encanador (4), enfermeiro (6), engenheiro civil (4), farmacêutico (4), fiscal de obras (7), fiscal de posturas (5), fiscal de saúde pública (4), fiscal de tributos (5), fotógrafo (1), médico em diversas categorias (24), veterinário (2), motorista (14), operador de máquina (4), pedreiro (8), pintor (4), procurador municipal (8), professor de educação básica (ciências – 1 e história – 2), programador de computador (3), publicitário (1), técnico de contabilidade (5), técnico desportivo (9), técnico de informática (4) e telefonista (2).

Os vencimentos variavam de R$ 692,61 a R$ 6.586,18. Das oportunidades, 5% eram destinadas a candidatos com deficiência.

O concurso teria provas objetiva e prático-profissional, avaliação de títulos e avaliação prática, de acordo com a carreira escolhida.

George Corrêa

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.