Professores e Orientadores Educacionais se manifestaram na Câmara Legislativa.
Redação Publicado em 09/05/2008, às 13h45
Candidatos aprovados no concurso para Professor e Orientador Educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal protestaram, na tarde de ontem, diante da atitude do governador José Roberto Arruda, que, prevendo o corte de gastos, suspendeu aberturas e nomeações de concursos pelo período de 120 dias. Os manifestantes caminharam por toda a Câmara Legislativa pedindo apoio aos deputados distritais.
Nos dias 29 e 30 de abril, 165 candidatos receberam a convocação para posse, que aconteceria nos dias 7 e 8 de maio. O governador já havia autorizado a nomeação e solicitado a abertura de contas para os novos servidores públicos. Além disso, os aprovados também já passaram pelos exames médicos e estão munidos dos documentos que comprovam aptidão para ocupação das vagas.
Orientados pela Secretaria de Educação, os convocados pediram demissão dos empregos, visto que, segundo a secretaria, o servidor público não pode ter vínculo com outra empresa.
Suspensão
Dentre os processos seletivos que foram suspensos no Distrito Federal estão o da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) e o da Secretaria de Saúde e do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Ambos os órgãos garantem, porém, que os concursos não serão cancelados.