Canela/RS disponibiliza 10 ofertas de guarda municipal

Aprovados receberão remuneração de R$ 1.007,08 por jornada de 40 horas semanais. Inscrições abertas até 26 de abril para candidatos de ambos os sexos

Sabrina Machado   Publicado em 15/04/2013, às 12h19

A Prefeitura de Canela, no Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas para o concurso público que visa preencher 10 oportunidades no cargo de guarda municipal. Podem participar da seleção candidatos com ensino fundamental completo com Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. O vencimento é de R$ 1.007,08 por jornada de 40 horas semanais. Aos candidatos com deficiência estão reservadas 5% das vagas.
As inscrições devem ser realizadas junto ao Departamento de Gestão de Pessoas – DGP, na sede da Prefeitura Municipal de Canela (rua Dona Carlinda, 455, Centro,) das 8h às 11h e das 13h às 16h30, nos dias úteis, até 26 de abril. A taxa de participação corresponde a R$ 20.
O processo seletivo será composto por prova escrita e prova de aptidão física, ambas de caráter eliminatório. A avaliação escrita será composta por 40 questões objetivas de língua portuguesa (8), legislação (16) e conhecimentos específicos (16). A data prevista para a prova escrita é 19 de maio.
O teste de aptidão física será constituído de flexão abdominal, corrida sinuosa, apoio de frente sobre o solo e corrida.
Atribuições – O guarda municipal exerce vigilância em locais previamente determinados; conduz veículos oficiais quando em serviço de vigilância; realiza ronda de inspeção em intervalos fixados, adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios e danos nos edifícios, praças, jardins, materiais sob a sua Guarda Municipal, etc.; fiscaliza a entrada e saída de pessoas e de veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância, veda a entrada de pessoas não autorizadas e verificar as autorizações para ingresso nos referidos locais; zela pelas condições de ordem e asseio nas áreas sob sua responsabilidade; investiga quaisquer condições anormais que tenha observado; responde às chamadas telefônicas e anota recados; leva ao imediato conhecimento das autoridades competentes quaisquer irregularidades verificadas; além de outras atribuições.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.