Caracol/PI suspende inscrições de concurso

Certame iria contratar 238 servidores públicos em diversas áreas. Prefeitura fala em readequação de cronograma

Camila de Lira   Publicado em 10/10/2014, às 11h53

O município piauiense de Caracol informou nessa sexta-feira (10) que suspendeu temporáriamente o concurso que preencheria 157 postos efetivos e 81 para cadastro reserva com salários até R$ 7.835. Segundo nota assinada pelo prefeito Nilson Fonseca Miranda, a ação veio devido a “importantes alterações necessárias à retificação do edital (...) haverá necessidade de republicação”.
A republicação com novo cronograma deverá “ocorrer nos próximos dias”. A prefeitura não informou o que as pessoas que já fizeram a inscrição podem fazer, uma vez que a candidatura se iniciou no dia 3 de outubro e seguiria até 2 de novembro.
As provas objetivas seriam aplicadas no dia 23 de novembro em dois horários. Para as profissões de nível fundamental, os exames ocorreriam das 15h às 18h. As demais vagas teriam as avaliações realizadas das 9h às 12h.
Lembre-se do concurso - Ensino fundamental completo era requisito para os empregos de agente comunitário de saúde (4 + 4 CR), agente de endemias (8 + 4 CR), almoxarife (2 + 1 CR), auxiliar de serviços gerais (30 + 15 CR), eletricista (1 + 1 CR), mecânico de máquinas pesadas (1 + 1 CR), monitor de condução escolar (5 + 2 CR), motorista (13 + 4 CR), operador de máquinas pesadas (4 + 1 CR) e vigia (15 + 5 CR). Para agente era preciso apresentar curso de formação continuada e residência na região desejada (no caso de agente comunitário). Eletricista e mecânico exigiam curso técnico. Já para a condução de veículos ou máquinas é preciso ter habilitação na categoria “B” (motorista) ou “D” (operador e motorista de ônibus e ambulância). O posto de operador de máquinas também exigia experiência de um ano.
Para os profissionais de nível médio/técnico, tinham as carreiras de atendente/recepcionista (4 + 2 CR); auxiliar administrativo (4 + 2 CR); digitador (5 + 4 CR); entrevistador (2 + 1 CR); fiscal de obras (1 + 1 CR); fiscal de tributos (1 + 1 CR); monitor do PETI (4 + 2 CR); auxiliar de consultório odontológico (2 + 1 CR); e técnico nos ramos de eletrônica (1 + 1 CR), enfermagem (10 + 2 CR), prótese dentária (1 + 1 CR) e radiologia (1 + 1 CR). Para técnico e auxiliar de consultório era preciso possuir curso técnico e, dependendo da área, também o registro profissional.
Graduados optariam entre as profissões de assistente social (3 + 1 CR), enfermeiro (2 + 2 CR), fisioterapeuta (2 + 2 CR), fonoaudiólogo (1 + 1 CR), médico do PSF (1 + 1 CR), nutricionista (2 + 1 CR), odontólogo (2 + 1 CR), professor (20 + 10 CR), psicólogo (2 + 2 CR), psicopedagogo (1 + 1 CR), técnico em radiologia (1 + 1 CR) e procurador (1 + 1 CR). Para algumas oportunidades, além do nível superior, também se exigia registro no conselho da categoria.
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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.