Caraguatatuba/SP publica gabaritos de provas do dia 17

Serão preenchidas 60 vagas, em caráter temporário. As convocações ocorrerão depois da atribuição de professores efetivos da rede municipal e assim que os aprovados em concursos vigentes tomarem posse

Redação   Publicado em 20/02/2013, às 10h17

A primeira fase de escolha de professores temporários para a rede municipal de ensino de Caraguatatuba, no litoral do Estado de São Paulo, já tem desdobramentos.
Os candidatos que fizeram a prova objetiva no dia 17, com um total de 30 questões de múltipla escolha, entre conhecimentos específicos, entendimento de texto e saberes gramaticais e pedagógicos, já podem conferir o volume de acertos no exame. O gabarito pode ser consultado nos anexos.
Estarão aptos a seguirem na seleção pública todos os concursandos que obtiverem 50% de questões certas. Profissionais nesta situação terão os títulos avaliados e passarão, em última etapa, por exame médico pré-admissional, eliminatório.
Vagas - O concurso disponibiliza 60 colocações por período determinado, visando à substituição de docentes afastados ou licenciados.
Desse total, 30 vagas são para o posto de professor adjunto, que possui jornada semanal de dez horas e paga R$ 622 mensais.
O restante das oportunidades se destina ao emprego de professor de educação básica II, nas disciplinas de língua portuguesa, inglês, artes, matemática, educação física, história, geografia e ciências. Neste caso, em consequência da carga de 30 horas por semana, a remuneração mensal é elevada a R$ 1.697,79.
Todas as posições exigem licenciatura com habilitação específica ou curso de nível superior em área correspondente.
As convocações ocorrerão depois da atribuição de professores efetivos da rede municipal e assim que os aprovados em concursos vigentes tomarem posse.
Pâmela Lee Hamer

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.