Último concurso da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo ocorreu em 2008, quando foram oferecidas 60 vagas imediatas, além de cadastro de pessoal
Fernando Cezar Alves Publicado em 24/03/2015, às 13h05
No final de 2012, a minuta foi encaminhada para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) quando, a então equipe de transição do prefeito Fernando Haddad, chegou a confirmação a realização do concurso, o que acabou não se concretizando.
Para justificar a ausência das contratações, a CET alegou que a otimização do trabalho e investimento em tecnologia seriam suficientes para melhorar o desempenho da companhia. Ainda assim, em 2013, a CET prometeu aumentar a área de abrangência da área monitorada pela cidade, sem aumento no efetivo.
Porém, a suficiência da quantidade de servidores é contestada tanto por servidores, quanto por representantes da categoria. A necessidade já chegou a ser confirmada até mesmo pelo secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, em maio de 2014, durante audiência pública sobre a realização de licitação da compra de parquímetros, quando afirmou que a ampliação do quadro funcional é necessária para o bom andamento dos trabalhos da empresa e no sistema de Zona Azul.
Além disso, no segundo semestre de 2014, a Diretoria de Representação (DR), instituída em 1989, durante a gestão Erundina, no sentido de assegurar a representação dos empregados da CET em seus órgãos de administração, realizou um abaixo assinado cobrando a contratação de servidores.
No final de 2014, a DR protocolou, na presidência da CET, comunicado interno, com relatório demonstrando que o tamanho do compromisso prestado à cidade necessita de contrapartidas, com investimentos necessários em recursos humanos e estrutura para o desenvolvimento do trabalho, para que o concurso já fosse considerado no orçamento municipal de 2015, o que não foi confirmado.
O último certame do CET, em 2008, contou com uma oferta de 60 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal em diversos cargos. As oportunidades foram para advogados em diversas áreas, agente de manutenção de sinalização, agente de manutenção de veículos em diversas áreas, agente de pesquisa, agente de transporte, analista de gestão em diversas áreas, analista de tecnologia da informação em diversas áreas, analista técnico, assistente de administração, enfermeiro, engenheiro de segurança do trabalho, gestor de educação de trânsito, gestor de trânsito, médico, operador de monitoramento e informações de trânsito, operador de trânsito, técnico automobilístico, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de infra-estrutura, técnico de projetos, técnico de segurança do trabalho, técnico de sinalização de trânsito e técnico em tecnologia da informação e comunicação. A organizadora foi a Fundatec.
O prazo de validade foi de um ano, prorrogável pelo mesmo período.